Sabesp investe em melhorias na Estação de Tratamento de Água Rio Grande

Investimento de R$ 100 milhões, que já está em andamento, vai implantar uma nova tecnologia no tratamento da água e modernizar diversos equipamentos da unidade

seg, 03/12/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp está promovendo um pacote de ações na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande para garantir a segurança no abastecimento do ABC para os próximos anos. O investimento de R$ 100 milhões, que já está em andamento, vai implantar uma nova tecnologia no tratamento da água e modernizar diversos equipamentos da unidade.

Nesta terça-feira, 4 de dezembro, serão feitos serviços eletromecânicos, substituição de válvulas de lavagem e interligações na estação. 

Para que a nova estrutura entre em operação, será necessário interromper o abastecimento das 7h às 17h desta terça para os bairros Alvarenga, Baeta Neves, Batistini, Cacilda, Mussolini, Nova Petrópolis, Parque Selecta, Pauliceia, Planalto, Riacho Grande, São José, Taboão e Vila Marchi, em São Bernardo do Campo; Jardim das Nações, em Diadema; e Paraíso, em Santo André.

A recuperação do fornecimento ocorrerá de forma gradual durante a noite e terça-feira e a madrugada de quarta-feira.

A Sabesp pede que os moradores evitem desperdício e usem a água de forma racional, especialmente em áreas mais altas. Casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, cuja ligação é gratuita, 24 horas por dia. Confira algumas dicas:

– tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;

– deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;

– lave o carro em outra data e evite usar a mangueira para isso, prefira um balde com água;

– deixe para lavar a calçada ou o quintal em outro dia e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;

– dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;

– antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

Resultados das dicas de economia

Dicas de uso racional da água geram ótimos resultados. Banhos com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consomem 135 litros de água em uma casa.

Se fecharmos o registro durante o ensaboamento e reduzirmos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

Outra dica importante é na hora de lavar o carro. Prefira usar um balde e um pano em vez da mangueira. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto de água pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida e feche a torneira: o consumo pode cair de 240 litros para apenas 20 litros. Molhe as plantas de preferência à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

A água das piscinas montadas principalmente para uso das crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do banho para se refrescar, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

Da Sabesp