Sabesp ganha prêmio internacional pela qualidade no atendimento aos clientes

Troféu é um reconhecimento à gestão eficiente da companhia e destaca também as melhorias geradas para a sociedade, funcionários e acionistas

sex, 18/10/2013 - 20h02 | Do Portal do Governo

A Sabesp recebeu, nesta quinta-feira, 17, no Panamá, o Prêmio Ibero-americano de Qualidade em reconhecimento à eficiência de sua gestão. É a primeira empresa de saneamento a ganhar a premiação, que envolve 17 países da América do Sul, Caribe, América Central e Península Ibérica (Espanha, Portugal e Andorra).

“O prêmio é um reconhecimento ao trabalho da Sabesp na busca para levar saneamento a todos os nossos clientes no Estado de São Paulo, meta que deverá ser atingida até 2020”, afirmou a diretora-presidente Dilma Pena.

Para a escolha dos vencedores, mais de mil avaliadores percorrem empresas dos 17 países para analisar a gestão de cada concorrente. Os critérios incluem a qualidade no atendimento aos clientes, a satisfação dos funcionários, a eficiência operacional e os resultados financeiros. A Sabesp recebeu os avaliadores em julho na sua Unidade de Negócio Sul, que atende mais de 3,8 milhões de pessoas na zona sul da capital, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo – e que, a partir de 2014, atenderá também Diadema.

Diversos pontos avaliados foram destacados pelos avaliadores:

Atendimento ao cliente

Na zona sul da capital, 4.000 famílias terão até o fim do ano seu esgoto coletado e tratado graças ao Programa Se Liga na Rede. Com ele, a Sabesp e o Governo do Estado executam de graça a reforma dentro dos imóveis de famílias de baixa renda para que esse esgoto seja captado. A obra é responsabilidade do morador, mas, como é muito cara para essa faixa de renda, Sabesp e Governo do Estado custeiam o investimento.

Percepção dos moradores

A companhia ampliou os seus programas de relacionamento com os consumidores e adotou novas tecnologias. Com isso, a Sabesp está há três anos fora da lista de reclamações do Procon, mesmo tendo mais de 24 milhões de clientes diretos.

Satisfação dos funcionários

Iniciativas adotadas pela companhia, fruto de conversas com seus empregados, garantiram aumento da satisfação e da produtividade dos funcionários.

Eficiência operacional

A companhia reduziu seu índice de perdas de água na zona sul paulistana, no ABC e no sudoeste da Grande São Paulo. Além disso, apresenta avanços relevantes na coleta e tratamento de esgotos, com a consequente recuperação de córregos e represas.

Gestão

A adoção da Gestão por Valor Agregado (GVA), criada pela Fundação Getulio Vargas, e um eficiente modelo de administração garantem importantes resultados financeiros. Asseguram também que o investimento previsto é realmente executado, evitando um problema comum ao setor de saneamento – má gestão do dinheiro e projetos de obras com problemas.

“Receber esse reconhecimento é muito gratificante para nós. Ele comprova a maturidade da gestão da Sabesp e da Unidade de Negócio Sul, a constância de propósito da liderança e o grande empenho da nossa força de trabalho em busca da melhoria, para que a companhia alcance a missão de levar saneamento 300% a todos os seus clientes até o fim da década”, destacou Roberval Tavares de Souza, superintendente Regional Sul.

A Sabesp está investindo R$ 2,5 bilhões a cada ano para garantir 100% de água tratada, 100% de coleta e 100% de tratamento de esgoto aos moradores das 364 cidades atendidas no Estado. Será a primeira companhia do país a atingir esse patamar. Em 310 cidades do interior, esse objetivo ousado será alcançado já em 2014; no litoral, isso ocorrerá em 2016 e, na Região Metropolitana de São Paulo, até o final da década. O dinheiro aplicado pela companhia representa 30% de tudo que é investido em saneamento no Brasil – a Sabesp atende 13% da população brasileira.

O que é o prêmio

O prêmio, criado em 1999, é promovido pela Fundibeq (Fundación Iberoamericana para la Gestión de la Calidad). Participam administrações públicas e empresas públicas e privadas dos seguintes países: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Os critérios para a entrada na disputa são rigorosos: só podem se inscrever organizações que já foram reconhecidas pelos prêmios nacionais de seus países. A Sabesp, também representada pela Unidade de Negócio Sul, já venceu o PNQS (Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento) e o PPQG (Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão) e foi finalista do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) em 2012.

Sabesp
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