Sabesp amplia programa de reciclagem de óleo de fritura

Pontos de entrega serão duplicados em quatro anos; produto pode ser transformado em biodiesel em vez de contaminar rios e lagos

sex, 08/06/2012 - 17h24 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo assinou na terça-feira, 5, a ampliação da rede de postos de coleta de óleo usado de fritura. O número de coletores espalhados pelo Estado de São Paulo vai mais do que dobrar, dos atuais 203 para 420, até 2016. A iniciativa da Sabesp faz parte de um pacote de ações ambientais assinadas no Dia Mundial do Meio Ambiente pelo Governo do Estado de São Paulo.

O principal objetivo é aumentar o volume de óleo usado que tem destinação correta, evitando danos ao meio ambiente, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e a necessidade de desobstruções de esgoto. Entre janeiro de 2011 e maio de 2012, foram coletadas 172 toneladas de óleo.

Atualmente, o Brasil produz 57 milhões de toneladas de óleo vegetal comestível por ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Cada litro despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. O óleo de fritura também entope a rede de esgoto se for jogado no ralo ou vaso sanitário, já que age como aglutinante do lixo descartado indevidamente na tubulação. O óleo também impermeabiliza o solo e gera mau cheiro.

Por outro lado, o óleo e a gordura vegetal servem de matéria-prima para o biodiesel, criando uma alternativa eficiente aos combustíveis fósseis, poupando outros recursos e eliminando emissões de gases de enxofre.

Desde 2007, com a criação do Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (PROL), a Sabesp trabalha para fomentar a coleta de óleo de cozinha usado. Agências de atendimento da companhia, escolas, condomínios e shoppings possuem coletores para o produto. A Cargill participa desde 2010 da iniciativa. A fabricante de óleo comestível será parceira na duplicação dos pontos de entrega e na destinação adequada.

Como entregar o óleo

Para entregar o óleo de fritura, o consumidor deve colocá-lo já resfriado em uma embalagem PET, com a ajuda de um funil, e deixar a garrafa em um dos postos de entrega, sem precisar despejar o líquido. Empresas especializadas fazem a coleta desse óleo, que passa por um pré-processamento para posterior destino à produção de biodiesel.

As garrafas PET coletadas também são recolhidas para serem transformadas em material reciclado, como o que é utilizado nos coletores, que são compactos e móveis para facilitar o transporte e o acondicionamento tanto em pequenas lojas quanto em hipermercados.

Saiba onde entregar o óleo de fritura: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=82.

Da Sabesp