SP promove ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado

Campanha segue até o dia 31 de maio com a meta de vacinar 90% da população-alvo, de 13,2 milhões de paulistas

sex, 03/05/2019 - 20h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado (4) o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe.

Mais de 39 mil pessoas estarão mobilizadas nos 5,7 mil postos fixos e volantes em todo o território paulista, das 8h às 17h, para vacinar pessoas que pertencem aos grupos prioritários e que ainda não estão imunizadas. Serão 4,5 mil postos no interior e cerca de 670 na Grande São Paulo, além de 970 instituições envolvidas.

Desde o início da campanha, em 10 de abril, 3,5 milhões de pessoas já foram imunizadas contra o vírus Influenza no Estado. Em média, foram cerca de 220 mil pessoas por dia. Até o dia 2 de maio, foram vacinadas 934 mil crianças (com idade maior que 6 meses e menor que 6 anos); 167 mil gestantes, 39 mil puérperas, 1,5 milhão de idosos, 284 mil profissionais da saúde, 2,4 mil indígenas, 71 mil professores e 429 mil pacientes com doenças crônicas, entre outros.

A campanha segue até o dia 31 de maio com a meta de vacinar 90% da população-alvo, de 13,2 milhões de paulistas.

“O ‘Dia D’ de vacinação é uma oportunidade para que pessoas pertencentes aos grupos prioritários, que têm rotinas mais intensas durante a semana, compareçam aos postos. Tomar a vacina é especialmente importante para evitar complicações futuras, como pneumonias”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria da Saúde, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

Da Secretaria da Saúde