Rota Passos dos Jesuítas recebe grupo de 40 caminhantes neste domingo

Rota criada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo é inspirada nos caminhos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI

sáb, 20/10/2012 - 16h40 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de promover os atrativos turísticos dos municípios paulistas, a Rota Passos dos Jesuítas – Anchieta, que integra o Programa Caminha SP da Secretaria de Turismo de São Paulo, recebe, neste domingo, 21, um grupo de 40 peregrinos denominado Caminhos Verdes.

O projeto é realizado pelo Sesc Santos e busca estimular a prática da atividade física saudável em meio natural, associada ao bem-estar e melhoria de qualidade de vida. Com essa filosofia, somente neste ano, 12 etapas da Rota Caminhos dos Jesuítas já foram realizadas por esse Grupo. No próximo domingo, às 6 da manhã, os caminhantes partirão de ônibus da cidade de Santos com destino a Ilhabela, e lá, com um guia à espera, iniciarão a nova etapa do caminho.

A rota Passos dos Jesuítas – Anchieta, criada recentemente pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, é inspirada nos caminhos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI, com destaque para o poeta, professor e historiador José de Anchieta. O projeto está plenamente inserido no mundo moderno e tecnológico. Cada um dos caminhos é orientado por um portal na internet onde o turista peregrino faz desde a sua inscrição até a impressão de seu certificado de participação.

As rotas são monitoradas eletronicamente por meios de pórticos inteligentes, instalados nas diversas rotas. Um chip de memória, inserido em um cartão, faz a comunicação do caminhante com os pórticos, registrando sua participação. O portal, que está apto a receber mensagens e fotos, permite interação com as diversas redes sociais e guarda recordações da jornada para que parentes e amigos dos caminhantes acompanhem, na tela do computador, sua trajetória.

A concentração do Grupo Caminhos Verdes acontece às 6 horas no Sesc Santos (Rua Vergueiro Steidel, altura do número 300 – Santos/SP).

Mais informações

SAC (Serviço de Atendimento ao Caminhante)
Fone: 0300 745 0000 (De segunda a domingo, das 8h às 18h)
E-mail: atendimento@passosdosjesuitas.com.br

Da Secretaria de Turismo