Rodrigo Garcia abre os desfiles das escolas de samba no Anhembi

Governador esteve no sambódromo para acompanhar a primeira noite de desfiles das escolas do grupo Especial

sáb, 23/04/2022 - 7h37 | Do Portal do Governo

O governador Rodrigo Garcia abriu nesta sexta-feira (22), ao lado do prefeito da Capital, Ricardo Nunes, os desfiles das escolas do grupo Especial do carnaval paulistano, no Sambódromo do Anhembi. Em 2021 a alta no número de casos e de mortes da COVID-19 levou ao cancelamento da maior festa popular em todo o país.

“Os desfiles enchem nossos corações de alegria e felicidade. É a vida voltando ao normal. A Prefeitura de São Paulo fez uma grande organização para os desfiles deste ano. O carnaval é tradição em São Paulo e os desfiles deste ano marcam um novo momento, um momento de retomada”, disse Rodrigo Garcia.

Por decisão conjunta anunciada em janeiro deste ano pelas prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro, os desfiles foram transferidos de fevereiro para o feriado prolongado de Tiradentes, devido ao sucesso da vacinação em adultos e em crianças e à queda do registro de novos casos.

Sete escolas desfilaram até o final da madrugada deste sábado (23) e outras sete escolas desfilam entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (24), encerrando o carnaval de rua na capital paulista.

Patrimônio e Qualifica Samba

Na terça-feira (19), Rodrigo Garcia entregou o diploma de registro do Carnaval como patrimônio imaterial do estado de São Paulo para representantes da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Em votação unânime, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão de preservação do patrimônio material e imaterial ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, aprovou o registro das práticas carnavalescas do estado como patrimônio imaterial.

Rodrigo Garcia também lançou o programa Qualifica Samba, que oferecerá apoio aos profissionais do Carnaval de São Paulo com 1,8 mil vagas em cursos de qualificação profissional e bolsa-auxílio de R$ 210. O objetivo da iniciativa é qualificar a comunidade residente no entorno das 34 agremiações vinculadas à Liga, por meio de três escolas móveis do Programa Via Rápida, nas áreas de Confecção, Imagem Pessoal e Soldagem. Entre os cursos oferecidos, estão o de assistente de cabeleireiro, corte e costura (aderecista), design de sobrancelhas, manicure e pedicure, maquiagem e soldagem.

Com investimento de R$ 1,8 milhão, a ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional, Cultura e Economia Criativa e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.