Robô da Fatec Carapicuíba auxilia aprendizado de crianças autistas

Protótipo criado por alunos reproduz movimentos humanos e oferece seis jogos educativos; projeto fará parte da incubadora do CPS na área digital

seg, 21/11/2016 - 16h19 | Do Portal do Governo

Um robô que anda, fala e propõe desafios para estimular a comunicação e a concentração de crianças com autismo. Batizado de Aria, sigla que significa Assistente Robótico de Inclusão ao Autista, o projeto desenvolvido por dois alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba tem como objetivo ser um novo aliado no tratamento dos portadores da deficiência.

A proposta dos estudantes Lucas Olímpio de Brito, de 19 anos, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Wendell Pereira Barreto da Silva, de 22 anos, do curso de Jogos Digitais, foi uma das principais atrações da 10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), em outubro, e conquistou o primeiro lugar na categoria Saúde e Segurança.

– Conheça aqui os vencedores da Feteps

Os jovens foram orientados pelo professor Thiago Xavier de Farias e coorientados pelo professor João Eduardo Vieira.

Com sua estrutura formada por peças de filamentos de plástico, projetadas pelos alunos e modeladas pela impressora 3D do Laboratório de Robótica da Fatec, o robô se movimenta e oferece seis jogos digitais educativos, como quebra-cabeças, disputa de corrida com personagens, formação de palavras com sílabas e identificação de animais pelos sons. A criança pode interagir por meio de sensores e uma tela de smartphone.

Wendell explica que são games especiais, com interface gráfica simples e instruções dadas verbalmente para facilitar a compreensão da criança. “Nossa pesquisa constatou que os autistas têm uma enorme atração por tecnologia. Então, elaboramos um modelo com características claras de um robô, mas com detalhes que remetem a uma relação mais humana, com olhos, pernas, movimentos e voz”, afirma.

Futura startup

O robô bípede será o primeiro projeto incubado no recém-inaugurado Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Centro Paula Souza, que fica na própria Fatec Carapicuíba. Com o apoio da Agência Inova Paula Souza, o NIT foi criado visando oferecer suporte na formação de startups nos segmentos de robótica, jogos digitais, realidade virtual, captura de movimento, gamificação e apps & sistemas. Saiba mais sobre o NIT.

O próximo passo dos alunos será a realização de testes em parceria com institutos que tratam de crianças autistas para identificar ajustes e aprimorar as funções do robô. “Com o suporte da incubadora e da aceleradora de startups, eles terão mentoria e todo o auxílio necessário para lançar a ideia no mercado e tornar o robô acessível para a maior quantidade de pessoas possíveis”, conta Xavier de Farias.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 300 municípios paulistas.

Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 208 mil estudantes. As Fatecs atendem cerca de 80 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3324-3362 / 3324-3363
imprensa@cps.sp.gov.br
www.cps.sp.gov.br