Revelando São Paulo chega a São José dos Campos para sua 15ª edição

Entre os dias 6 a 10 de julho, o Parque da Cidade "Roberto Burle Marx" recebe culinária, artesanato e manifestações culturais de mais de 100 municípios paulistas

ter, 05/07/2016 - 17h15 | Do Portal do Governo

Durante cinco dias, o Vale do Paraíba será palco para a grande Mostra das Tradições Paulistas, promovendo um encontro entre as culturas caipira e caiçara de todo o Estado.

Congadas, Moçambiques, Folia de Reis, Bonecões de Rua, Orquestras de Viola e diversos elementos que formam a cultura paulista tradicional chegam a São José dos Campos para o XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba. Entre os dias 6 a 10 de julho, das 9 às 21h, o Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” recebe culinária, artesanato e manifestações culturais de mais de 100 municípios do Estado.

O Festival é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e transforma o acolhedor Parque da Cidade em uma grande Mostra do Patrimônio Imaterial Paulista. O festival dispõe de espaços de artesanato e culinária com ranchos tropeiros de diferentes regiões do Estado.

Culinaristas caipiras, caiçaras e piraquaras produzem, durante os cinco dias, doces caseiros, bolinhos caipiras, bolos, virados, feijão tropeiro, broas, pamonhas, café caipira, virados, afogados, galinhadas, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõem a “Mesa Paulista”. O pavilhão de artesanato apresenta uma mostra significativa do que é produzido pelas comunidades tradicionais em todo Estado e aumenta o foco no produtor, que é detentor destes saberes e ofícios, encontrados em trançados, bordados, escultores, santeiros, rendeiras e ceramistas.

Espaço já consolidado em edições passadas do Revelando, o Arranchamento Tropeiro é uma local onde o visitante pode vivenciar o cotidiano da vida tropeira e conhecer as tralhas e histórias de quem carrega esta cultura. Outro espaço de oportunidade de conhecimento de nossas culturas é o Arranchamento Indígena, no qual as etnias Cruaia, Guarani, Tupi-Guarani e Tupi-Guarani Nhandeva compartilham seu artesanato e modo de vida.

O Revelando São Paulo Vale do Paraíba 2016 mais uma vez abre o espaço para o diálogo, bem como para o compartilhamento de conhecimentos da Cultura Tradicional paulista e da Cultura de Paz. As Rodas de Conversas criam espaços que primam por uma metodologia participativa, que pode ser utilizada em diversos contextos como formação e como preparo para ações de salvaguarda do patrimônio cultural.

Nesta edição no Vale do Paraíba, o Revelando apresenta rodas sobre a Culinária com Torresmos, sobre Violeiros, abrindo o diálogo sobre a diversidade dos ritmos e as técnicas de ponteio da Viola Caipira e sobre as Benzedeiras, importante elemento da cultura popular do Brasil com origens no sincretismo religioso.

Outro destaque da programação são as Orquestras de Violas, um fenômeno contemporâneo no qual canções, composições e ponteios da tradição caipira são executados por uma reunião de violeiros. Existem violeiros em todos os cantos de São Paulo e o Revelando no Vale do Paraíba recebe o encontro de violas e violeiros de todo o estado.

O Festival da Cultura Paulista Tradicional em São José dos Campos é gratuito e a programação será transmitida ao vivo pela internet através da TV Revelando. Mais informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br e na página do Revelando no Facebook.

Sobre o Revelando São Paulo

Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Com sua reverberação, é notável o aumento do interesse dos municípios em participar deste programa, que é um inventário conquistado e trabalhado a partir de um mapeamento do patrimônio imaterial.

Com suas diversas ferramentas de produção e comunicação, o Revelando é um importante agente de registro dos bens culturais paulistas. A partir do Revelando São Paulo, pessoas comuns, muitas delas até então na sombra cultural, passaram a produzir e expor suas ofícios, compartilhando seus saberes e fazeres, caracterizando-os como agentes da identidade cultural paulista. No Festival que se consolidou como um grande legado as tradições identitárias de São Paulo, os “artistas”, os “sujeitos das ações”, são os congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santo Reis, São Gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos, culinaristas e artesãos de todos os cantos de São Paulo.

Serviço

XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba

Data: 6 a 10 de Julho

Horário: Das 9h às 21h

Local: Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” – São José dos Campos/SP

Estacionamento no local

Entrada franca

Informações: www.revelandosaopaulo.org.br

Da Secretaria da Cultura