Revelando São Paulo acontece em Valinhos entre 19 e 27 de setembro

Com mais de 160 cidades do Estado representadas por seus culinaristas, artesãos e mestres de cultura popular, o festival é uma oportunidade imperdível de contato com a gastronomia e as tradições das várias regiões

sex, 18/09/2015 - 20h06 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez na região de Campinas, o Revelando São Paulo realiza sua edição estadual entre os dias 19 e 27 de setembro na cidade de Valinhos – a 86 km da capital -, trazendo para o público toda a diversidade da cultura paulista tradicional e de raiz.

Com mais de 160 cidades do Estado representadas por seus culinaristas, artesãos e mestres de cultura popular, o festival é uma oportunidade imperdível de contato com a gastronomia e as tradições artísticas das várias regiões.

O evento, que acontece no Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini, é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos.

Culinária, artesanato e outras manifestações artísticas populares que fazem parte do patrimônio imaterial do Estado serão apresentadas por cerca de 200 expositores. Folia de reis, tropeiro, batuque, catira, cavalhada, congada e outras tradições populares das culturas caiçara, caipira e piraquara poderão ser conferidas de perto em todos os dias do festival, assim como apresentações musicais de grupos de viola e rodas de samba.

Gastronomia

A culinária típica das várias cidades paulistas é uma das grandes atrações do Revelando São Paulo. A área de gastronomia conta com 53 expositores de todo o estado. No Rancho Tropeiro, espaço dedicado às delícias típicas da culinária caipira, o público poderá degustar quitutes como bolinho de chuva, a polenta, o bolo de fubá e um bom cafezinho da fazenda. Além dos produtos em si, o Revelando é uma oportunidade de contato com os modos de fazer tradicionais, que fazem parte do patrimônio imaterial do Estado.

Música

Diariamente, o Revelando São Paulo apresenta em seu palco atrações musicais e de dança, tais como bandas, fanfarras, quadrilhas, grupos de jongo, congadas, dentre outros. No dia 23, a partir das 11h00, o público poderá conferir o XVII Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, com a presença de artistas de diversas cidades do interior.

No dia seguinte, acontecem os encontros de catira, fandango e cururu, com concerto da Orquestra de Violas de Cabreúva às 20h00.

Artesanato

No Revelando, o artesanato recebe grande destaque em 60 espaços abertos para a visita do público. O festival celebra a arte na produção de objetos com materiais naturais, tais como fibras vegetais, couro curtido ou cru e argila, além da reciclagem de materiais de sucata. Algumas modalidades de artesanato regional marcam presença, como a cestaria do Vale do Ribeira e do Litoral, com a utilização de cipós dos remanescentes da mata atlântica, e as louças produzidas na região dos Campos Gerais (Interior Sul), Vale do Ribeira e Litoral Sul, que conservam traços de suas originais matrizes indígenas.

Celebração

No encerramento do festival, dia 27, a celebração das tradições do interior fica por conta da Corrida de Cavalhada a partir das 9h00 e dos encontros de romeiros, caminheiros e de irmandades religiosas, que devem reunir milhares de fieis de todo o Estado. O Revelando São Paulo termina com a despedida da Mãe Divina Peregrina, às 18h, que já é tradição em todas as edições do festival. A peregrinação fortalece o conceito da Cultura de Paz e une em torno de um ideal todas as culturas presentes no evento, levando consolação e harmonia a diversos credos e religiões.

Histórico

O Revelando São Paulo é realizado desde 1997 e faz parte da política do Governo do Estado de preservação e difusão do patrimônio imaterial, bem dos grupos que o mantém, estimulando pessoas do interior e da capital a conhecerem suas histórias, contadas por meio de suas tradições. É realizado quatro vezes por ano – este ano, São José dos Campos, Iguape e Atibaia receberam as edições regionais.

Serviço

XIX Edição Estadual do Revelando São Paulo 2015

Data: 19 a 27 de setembro

Horário: das 9h às 21h

Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini – Rua D. João VI, 82 – Jardim Planalto – Valinhos/SP

Estacionamento no local

Entrada franca

Mais Informações:

www.revelandosaopaulo.org.br

www.facebook.com/revelandosaopaulo1

Programação Revelando São Paulo

Programação Permanente

Carros de bois, charolas e charretes

60 espaços de artesanato, 6 espaços de culinária

Rancho tropeiro

Espaço Brincadeiras de todos os tempos

19 de Setembro – Sábado

12h – XV Festival da Amizade – Previsão de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo

20 de Setembro – Domingo

9h – Cerimônia da Paz – Início da Cerimônia Transreligiosa

10h – Festival da Amizade

21 de Setembro – Segunda

10h – Encontro de Bandas e Fanfarras – Por essas Bandas

17h – Tarde das Serestas

18h – XVII Encontro das Manifestações Cosmopolitas

22 de Setembro – Terça

10h – Encontro de Bandas e Fanfarras – Por essas Bandas – Continuação

23 de Setembro – Quarta

11h – XVII Encontro de Violeiros

24 de Setembro – Quinta

11h – XVII – Encontro de Catira

16h – XVII Encontro de São Gonçalo

17h30 – VI Encontro de Cururu

19h – X Encontro de Fandango

25 de Setembro – Sexta

12h – IX Encontro de Quadrilhas

18h20 – XV Noite de São João

26 de Setembro – Sábado

9h – XXIII Festival de Bonecos de Rua e Cabeções

10h – Reiada (Encontro de Folias de Reis)

16h – XVII – Festa de Cosme e Damião

27 de Setembro – Domingo

9h – Encontro de caminheiros, Encontro de Romeiros e Congado Paulista

Da Secretaria da Cultura