Reforço escolar interativo estimula estudantes da rede estadual

Aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática são feitas através de jogos pela internet

qui, 07/05/2015 - 20h03 | Do Portal do Governo

Voltado para alunos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o novo reforço de Língua Portuguesa e Matemática está disponível na plataforma online chamada Aventuras do Currículo+. Lá, o aprendizado está longe de ser tradicional: o reforço é em formato de games. Nele, os alunos participantes têm a missão de salvar o planeta de uma invasão alienígena e para isso precisam usar noções de matemática e linguagens para superar cada desafio.

“Estou achando bárbaro esse modo de reforço porque está utilizando o que eles mais gostam”, conta a professora de matemática Glaucia Alves Camargo, da E.E. Canuto do Val, uma das unidades adeptas ao projeto. “É bem inovador e para nós também é tudo novo, mas essencial. É uma maneira de entrarmos no conteúdo e não ficar tão cansativo e monótono. Eles vão se interessar cada vez mais pela matéria matemática, que ainda é um tabu”.

Estudante do Ensino Médio, a aluna do reforço de matemática na E.E. Canuto do Val, Glaucia Alves Camargo é uma das que aprovam o novo método de aprendizado. “Para mim, têm sido muito importantes essas aulas”, conta. “Nós aprendemos mais com os jogos e entendemos mais. Na verdade, a gente se diverte mais e aprende também”.

Para a diretora da unidade, Márcia Volpe, as Aventuras do Currículo+ são, de fato, um agente facilitador. “Os alunos gostam desse recurso”, acredita. “Aliás, foi assim que o projeto foi apresentado, como um recurso tecnológico que estimula os alunos a vencerem etapas para dar continuidade ao reforço”, explica. No total, serão 10 semanas de aulas extraclasse e os horários do reforço variam de acordo com cada unidade escolar. Cerca de 205 mil estudantes em todas as regiões do Estado podem usufruir dessa nova plataforma.

Da Secretaria da Educação