Refeições produzidas em carretas profissionalizantes do Governo de SP são distribuídas

Iniciativa é uma parceria da SDE com o município para contribuir na alimentação das vítimas das fortes chuvas, voluntários e trabalhadores

sex, 10/03/2023 - 11h46 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, enviou ao litoral norte duas carretas equipadas com cozinhas industriais para a produção de marmitas a serem distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade impactadas com a recente tragédia causada pelas chuvas e aos trabalhadores da linha de frente na reconstrução da região.

As carretas que habitualmente são utilizadas para oferecer cursos de qualificação profissional na área gastronômica têm capacidade de produção média de 240 refeições por período, no entanto, elas são feitas de acordo com a demanda local. Desde quando chegaram, na quarta-feira (8), mais de 250 marmitas já foram produzidas e distribuídas. Uma das unidades está localizada na Barra do Sahy e a outra em Boiçucanga, em São Sebastião.

“Nosso objetivo é apoiar a gestão municipal na recuperação de toda a região afetada pelas fortes chuvas, com a produção de refeições para população em estado de vulnerabilidade por meio dos laboratórios móveis de cozinha utilizados na qualificação profissional”, explica Leandro Franco, coordenador de ensino profissionalizante na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Ao todo, são 13 profissionais atuando, sendo nove cozinheiras e um nutricionista, do Bom Prato – Secretaria de Desenvolvimento Social, um nutricionista da Prefeitura de São Sebastião e dois coordenadores, do Centro Paula Souza. Os alimentos utilizados são fornecidos pela administração municipal que também é responsável por toda operação logística de distribuição, tanto na retirada das refeições prontas e embaladas, quanto no transporte até os locais onde estão alojadas as pessoas às quais as refeições são destinadas.