Rede de Projetos do Acessa SP destaca iniciativas para preservação da memória dos municípios

Por meio de fotos e narrativas apresentadas pela população, as histórias são resgatadas e voltam a ganhar forma

qui, 15/08/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

A Rede de Projetos do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, reúne diversas iniciativas que buscam preservar a memória local dos municípios paulistas. Por meio de fotos e narrativas apresentadas pela população, as histórias são resgatadas e voltam a ganhar forma.

O projeto “Revivendo nossa história” é um dos exemplos. Desenvolvido pela projetista Gabriela Piovezan, no município de Fernão – região de Marília -, ele tem como objetivo resgatar a memória da cidade e transmiti-la à população jovem.

Para que isso aconteça, Gabriela trabalha com a pesquisa de registros, fotos e documentos, além de conversar e colher depoimentos de moradores antigos e consultar documentários já gravados. A iniciativa é desenvolvida em parceria com outro posto do Acessa SP, na cidade de Gália, município vizinho.

Todo o material reunido será utilizado na produção de um documentário que será exibido aos moradores das duas cidades.

Site da Rede de Projetos

Todos os trabalhos desenvolvidos pelos projetistas são disponibilizados no site da Rede. Os cidadãos que se interessarem podem, a qualquer momento, consultá-los e até mesmo utilizá-los como meio de inspiração para novas ideias.

Liane Lira, responsável pela Rede de Projetos, fala sobre a importância de disponibilizar os materiais no meio virtual: “A vantagem de trazer esses registros para a internet é torná-los acessíveis e atrativos para os próprios moradores e para qualquer outra pessoa, independente do lugar onde esteja”.

Para aqueles que ficaram interessados em desenvolver um trabalho, mas não sabem exatamente por onde começar, a Rede conta com um Projeto Modelo sobre preservação da memória local e pessoal. Nele há dicas de estrutura e um passo a passo que ajudará a organizar as ideias: .

Serviço

Para conhecer e saber mais sobre as iniciativas desenvolvidas na Rede de Projetos, basta acessar o site.

Da Secretaria de Gestão Pública