Quantidade de ‘Drogas K’ aprendida em 2023 já é cinco vezes maior que no ano de 2022

O aumento é reflexo do trabalho de inteligência do Denarc da Polícia Civil para localizar as centrais de abastecimento do tráfico

ter, 22/08/2023 - 14h23 | Do Portal do Governo

Entre janeiro e 21 de agosto, o Departamento de Investigação sobre Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo aprendeu mais de 57 kg das ‘Drogas K’, popularmente conhecida como maconha sintética, K2, K4, K9 ou Spice. O número já é cinco vezes maior do total apreendido em 2022 pelo Denarc. No ano passado, o departamento apreendeu 11,6 kg.

O delegado divisionário do Denarc, Carlos Castiglioni explica que o aumento das apreensões foi em razão de uma mudança no foco das investigações na gestão de Tarcísio de Freitas. A polícia direcionou as investigações e focou nas centrais de abastecimentos, conhecidas como “Casas Bombas”. Os locais servem como depósitos clandestinos de diferentes tipos de drogas.

“Começamos a localizar e tivemos um sucesso muito grande na apreensão das drogas. Só em agosto, em três dias, já apreendemos 1kg. Então, incentivar o combate às centrais de abastecimento vem surtindo efeito”, afirma.

Apesar da quantidade de ‘Drogas K’ aprendida ainda ser menor, se comparada aos outros tipos de droga, o delegado explica que há dois fatores que interferem. O primeiro é de que esse tipo de droga é relativamente novo. O segundo é que mesmo que a quantia for pequena, ela é muito potente. “É uma droga que em pouquíssima quantidade, com um grama, uma pessoa já consegue se drogar”.

O delegado alerta ainda que as ‘Drogas K’ são consideradas ainda uma droga experimental, por isso a fórmula dela é sempre alterada, o que representa um perigo constante para o usuário. “Quem produz coloca o que vem na cabeça, a produção é muito amadora e perigosa”.

Apreensão de outras drogas

Em paralelo ao combate às ‘Drogas K’, a Polícia Civil continua com o trabalho de inteligência focado em outras drogas. Só em julho deste ano, o Denarc bateu recorde na apreensão de maconha. Mais de 12 toneladas foram apreendidas em todo o estado. A quantidade é 3 vezes maior do que se comparado a julho de 2022.

No mês passado, 882 kg de cocaína foram apreendidos, 15 kg de crack e 53 kg de outras drogas.