Publicação traça radiografia das ações internacionais do Governo do Estado de SP

Em 73 páginas, o folder digital bilíngue “Estado de São Paulo: player global - Portfólio de Ações 2011-2014” apresenta os resultados da inovadora política externa adotada pelo governo Alckmin nos últimos quatro anos

ter, 02/12/2014 - 17h56 | Do Portal do Governo

Com versões em português e inglês, a publicação digital “Estado de São Paulo: player global – Portfólio de Ações 2011-2014” apresenta em 73 páginas as principais realizações promovidas pela administração do governador Geraldo Alckmin nos últimos quatro anos na área internacional. O folder, organizado pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do governo paulista em parceria com secretarias e órgãos estaduais, faz uma ampla radiografia dos mais de 200 acordos e projetos de cooperação internacional implementados a partir de 2011.

“As relações internacionais têm que ser vistas como um instrumento ao serviço do desenvolvimento do Estado. Não podem ser interpretadas como um fim em si mesmo, mas como um meio para tornar o nosso Estado mais próspero, sustentável e seguro. Com esta premissa em mente, entre 2011 e 2014, o Governo de São Paulo adotou uma vigorosa e inovadora política internacional”, afirma Alckmin no texto de apresentação da publicação.

Disponível para download no site www.saopauloglobal.sp.gov.br, o relatório traz ainda um balanço de eventos e missões internacionais, das visitas oficiais e da atuação da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Investe SP no campo externo. Na atual gestão, por exemplo, as diversas áreas do governo paulista receberam 1.595 delegações estrangeiras e o governador Geraldo Alckmin manteve audiência com 22 chefes de estado e de governo, tornando-se um dos líderes da América Latina que mais recepcionaram altas autoridades.

No item “Made in São Paulo”, são apresentados ao internauta os principais projetos paulistas exportados e adotados por alguns dos 116 países com os quais o Estado mantém relações. A publicação também destaca o reconhecimento mundial recebido por inúmeros programas governamentais neste período, como o prêmio de US$ 1 milhão outorgado pela Fundação Bill & Melinda Gates ao Acessa São Paulo, em 2013, pelo seu trabalho inovador de inclusão digital. O documento inclui uma pequena preciosidade: a reprodução da capa do primeiro acordo internacional assinado pelo governo estadual, em 12 de setembro de 1907, com o Japão.

Veja o folder: em português / em inglês

Comunicação Internacional do Governo do Estado de SP
(11) 2193-8582