Prorrogadas as inscrições para o vestibulinho das Etecs e vestibular das Fatecs

Etecs oferecem mais de 82 mil vagas para os ensinos Médio, Técnico, Técnico integrado ao Médio e Especialização Técnica; nas Fatecs, são 15.685 vagas em 71 cursos gratuitos de tecnologia

sex, 07/11/2014 - 9h07 | Do Portal do Governo

As inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2015 das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais foram prorrogadas até terça, 11, e quarta-feira, 12, respectivamente. No último dia, o prazo termina às 15 horas.

Vestibulinho – Etecs

O processo seletivo oferece mais de 82 mil vagas para os ensinos Médio, Técnico, Técnico integrado ao Médio e Especialização Técnica, além de vagas remanescentes de segundo módulo para 9 cursos técnicos. A inscrição deve ser feita pela internet. O exame será no domingo, 7 de dezembro.

Em todo o Estado são oferecidas 8.410 vagas para o Ensino Médio, 17.050 para o Ensino Técnico integrado ao Médio e 53.639 vagas para cursos técnicos. Deste total, 1.890 vagas são para o técnico na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC.

Das vagas para o Ensino Técnico, 8.855 são destinadas ao convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Esse número inclui 7.625 vagas para cursos técnicos em 105 escolas estaduais de 68 municípios e 1.230 para os 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas, oferecidas no período noturno, serão ministradas por professores das Etecs.

Programa Vence

Por meio do Programa Vence, outra parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o Centro Paula Souza estende o Ensino Técnico Integrado ao Médio às escolas estaduais. As 2.756 vagas para essa modalidade serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:

– O aluno terá as aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou

– Aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual.

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio.

A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 11 de novembro. Para efetivar a inscrição, é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

Vestibular – Fatecs

O processo seletivo das Fatecs oferece 15.685 vagas – esse número inclui 1.960 vagas para a modalidade a distância – distribuídas entre os 71 cursos gratuitos de tecnologia – o que representa um crescimento de 2.660 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (13.025).

Novidades

– A futura Fatec de Santana de Parnaíba passa a integrar o processo seletivo, oferecendo 40 vagas, à noite, para o curso superior de tecnologia de Gestão Comercial.

– Educação a Distância (EaD) – As 1.960 vagas para o curso de graduação tecnológica de Gestão Empresarial nesta modalidade estão distribuídas entre as 35 Fatecs credenciadas como polos de EaD. Desse total, 15 unidades passam a oferecer o curso a partir de 2015: Americana, Araçatuba, Bragança Paulista, Garça, Itaquaquecetuba, Jaboticabal, Jacareí, Jales, Jaú, Lins, Praia Grande, Santo André, Baixada Santista (Santos), São José dos Campos e Tatuí.

– Quatro Fatecs vão ampliar o número de cursos oferecidos:

Fatec Campinas – Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas à noite);

Fatec Cruzeiro – Eventos e Gestão da Produção Industrial (40 vagas, cada, ambos à noite);

Fatec Itapira – Gestão da Produção Industrial (40 vagas, à noite);

Fatec Santo André – Mecatrônica Industrial (40 vagas de manhã).

– A Fatec Botucatu vai implantar nova turma para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas à noite).

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br , até as 15 horas do dia 12 de novembro. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

No ato da inscrição é possível escolher um curso em 1ª opção e colocar como 2ª opção: o mesmo curso (presencial ou EaD) de 1ª opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial ou EaD) de 1ª opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso (presencial ou EaD) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos está na internet, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida -, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal, no caso do Vestibulinho, e integralmente o Ensino Médio na rede pública, os candidatos do Vestibular. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. E pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 70 mil.

Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3362