Projeto São Paulo Orgânico tem rodada de negócios na BioBrazil Fair

Encontro acontece nesta quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28, na feira de orgânicos realizada no pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, na capital

qua, 26/06/2013 - 17h31 | Do Portal do Governo

As secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA) e do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo promovem nesta quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28, das 11h30 às 14h00, rodada de negócios durante a BioBrazil Fair|BioFach América Latina 2013, feira de orgânicos realizada no pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera até 30 de junho. O encontro é uma ação do Projeto São Paulo Orgânico, desenvolvido pelas secretarias, e conta com parceria da Associação de Agricultura Orgânica (AAO).

O objetivo da rodada é estreitar o relacionamento entre produtores e empresários. Durante as reuniões os participantes poderão ampliar a chance de negócios e o acesso a diferentes segmentos, tanto de produtos frescos quanto processados. Para participar das reuniões os interessados podem fazer a inscrição diretamente no estande da Rodada de Negócios, na Bio Brazil Fair. As vagas são limitadas.

A programação da feira de orgânicos terá no dia 27, às 18h00, uma mesa de debate com o tema “SP Orgânico – exemplos de quem venceu desafios logísticos de seu negócio”. O encontro será durante o Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável e é organizado pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente, em parceria com a Francal Feiras. O intuito é discutir aspectos relacionados à infraestrutura logística, bem como apontar experiências e soluções encontradas por produtores e distribuidores.

O Projeto São Paulo Orgânico tem como meta propor políticas públicas e fomentar o mercado de produtos orgânicos e sustentáveis, apoiar os produtores, promover a difusão de tecnologias e formar novos multiplicadores, deixando o mercado interno mais estruturado, com inclusão social, responsabilidade ambiental e geração de emprego e renda.

Para viabilizar o acesso aos recursos necessários para a implantação de culturas orgânicas, foi criada uma linha de financiamento pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). O teto de financiamento é de até R$ 100 mil por agricultor, pessoa física ou jurídica, e de até R$ 400 mil por cooperativa ou associação de agricultores. O prazo de pagamento é de até 7 anos, inclusa a carência de até 4 anos. O encargo financeiro é de 3% de juros ao ano.

Dentro desta linha de financiamento, o agricultor poderá financiar a certificação da área produtiva, a aquisição de equipamentos e insumos destinados à transição agroecológica e a modernização da produção orgânica. Também poderá financiar a instalação e equipamentos para a produção de fertilizantes e defensivos orgânicos, além do custo das análises laboratoriais (água, solo, fertilizantes e outros) e dos procedimentos para outorga d’água e georreferenciamento da propriedade.

O apoio aos agricultores também será feito por meio da produção e comercialização de sementes e mudas orgânicas, desenvolvidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati/SAA). Para 2013, está prevista a oferta de sementes orgânicas de arroz, milho e feijão.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(11) 5067-0069