Projeto Música Orquestral Alemã apresenta terceira etapa em São Paulo e Guarulhos

Concertos com entrada franca terão obras dos compositores Richard Wagner e Johannes Brahms

seg, 14/05/2012 - 13h25 | Do Portal do Governo

Felix Krieger rege mais uma vez a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, corpo artístico da Secretaria de Estado da Cultura, na terceira etapa das sete previstas para o projeto “Música Orquestral Alemã”. O concerto acontece nos dias 2 de junho, às 15h, no CEU Aricanduva, em São Paulo, e no dia 3 de junho, às 19h, no Teatro Adamastor, no centro de Guarulhos. Os concertos, com entrada franca, terão no programa as obras “Abertura do Navio Fantasma” e “Prelude und Liebestod” da ópera “Tristão e Isolda”, de Wagner, além da “Sinfonia nº 1”, de Brahms.

A proposta do projeto “Música Orquestral Alemão” é montar um panorama histórico sobre o desenvolvimento da música de concerto alemã germânica ao longo de mais de 250 anos, do barroco ao período moderno, em sete diferentes programas e 13 concertos, no interior e na capital. Em todos os concertos do projeto será executada uma obra de cada um dos mais famosos compositores da cultura europeia central, como Haydn, Beethoven, Mozart, Handel e Gluck, entre outros.

Em todos os programas, os compositores serão apresentados a partir do autor que o precedeu, mostrando como cada um representa uma influência a um compositor da geração seguinte. Todos os envolvidos – músicos e público – serão capazes de sentir e entender como a música orquestral alemã se desenvolveu. “Vamos descobrir juntos as conexões e desenvolvimentos entre os diferentes estilos e períodos e seremos capazes, também, de ouvir a criação de cada compositor e de cada época com novos ouvidos”, afirma o maestro Krieger.

A estreia do projeto “Música Orquestral Alemã” aconteceu em dezembro de 2011, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí. De lá pra cá, o projeto já passou pelas cidades de Ourinhos e Santos, além de Tatuí. Até o final das apresentações, espera-se que os concertos atinjam um público aproximado de 11 mil pessoas. O projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Mercedes-Benz, Hamburg Süd e Allianz e apoio do Deutsche Bank, do Banco Safra e do Instituto Goethe.

“Tocaremos para públicos diferentes, tanto no interior quanto na cidade de São Paulo, e, muito importante, para pessoas com status sociais completamente diferentes. A música deve ser aberta para todos, por isso eu desejo que os diferentes aspectos deste projeto especial tragam alegria para os diferentes públicos. Todos são convidados a partilhar dos sete programas, de muitas horas de maravilhosa música orquestral, compartilhando, simultaneamente, o desenvolvimento histórico da cultura musical européia”, convida o maestro Felix Krieger.

Orquestra, alunos e monitores

O maestro alemão Felix Krieger estreou no Brasil à frente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí em 2009, a convite do diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado. Desde aquela época, Krieger mostrou-se maravilhado com o sistema de funcionamento da orquestra, que adota o conceito de conectar professores a alunos para integrar os jovens músicos no mundo profissional da atividade orquestral.

No projeto “Música Orquestral Alemã”, a ideia é expandida. “Nele, inserimos alguns dos principais músicos de algumas das melhores orquestras sinfônicas da América do Sul, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo. Eles tocam juntos com jovens músicos e professores do Conservatório de Tatuí. Todos aprendemos uns com os outros, com diferentes experiências e diálogos, criando novas inspirações e uma energia muito especial”, explica Felix Krieger.

Atuam como monitores do projeto o oboísta Alexandre Ficarelli, o violinista Luiz Amato, o trompista Nikolay Alipiev, o contrabaixista Pedro Gadelha, o violoncelista Raïff Dantas Barreto e o violista Ricardo Kubala. “Esta experiência sempre foi um desejo e um sonho. Por isso, espero que todos levem para casa, após os concertos, algo especial desse maravilhoso mundo dos sons, cruzando fronteiras e quebrando barreiras por todo o mundo”, diz Krieger.

Data: Sábado, 2 de junho de 2012
Horário: 15h
Local: CEU Aricanduva – Av. Aricanduva, s/nº (ao lado do Shopping Aricanduva) – São Paulo/SP
Informações: (11) 2723-7556
Entrada franca

Data: Domingo, 3 de junho de 2012
Horário: 19h
Local: Teatro Adamastor Centro – Av. Monteiro Lobato, 734 – Guarulhos/SP
Informações: (11) 2087-4183
Entrada franca – Retire seu ingresso na bilheteria uma hora antes do espetáculo

Do Conservatório de Tatuí