Projeto Joaninha leva apresentações de balé a escolas públicas

Promovido pela Companhia Ballet Stagium, as aulas de dança direcionadas a crianças de 7 a 10 anos são realizadas no Centro de Esporte, Cultura e Lazer

sex, 28/09/2012 - 12h19 | Do Portal do Governo

O Projeto Joaninha, implantado e executado pela renomada Companhia Ballet Stagium, oferece gratuitamente aulas de dança para crianças de 7 a 10 anos no Centro de Esporte, Cultura e Lazer. O espaço é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Como forma de demonstrar resultados e divulgar o trabalho realizado, o Joaninha promove apresentações em escolas públicas. A próxima está agendada para este sábado, 29, às 11h, na Escola Estadual Américo Valentina Christianni (Rua Rosemari Belli, nº 1, Itapevi/SP).

Há programação agendada para outubro, também em Itapevi: dia 13, na Escola Estadual Celina de Barros Bairao (Rua de Abreu, nº 101); e dia 20, na Escola Estadual Mary Mallet Cyrino (Avenida Coletora Vale do Sol, s/n).

Segundo Marika Gidali, diretora do Ballet Stagium, as apresentações nas escolas são realizadas desde 2002, com o intuito de levar arte às escolas escolhidas pela Secretaria da Educação do Estado. “Esses eventos são montados a partir de tudo que é aprendido na sala de aula”, afirma.

A apresentação tem duração média de uma hora, adaptada para ser realizada na quadra da escola. Todos os instrumentos necessários para a apresentação são levados pela companhia.

O Projeto Joaninha acontece no Centro de Esporte, Cultura e Lazer desde o ano 2000. O objetivo é oferecer às crianças oportunidades sociais e culturais através da dança, enfatizando a importância de obter diversos conhecimentos e formando cidadãos conscientes. Seguindo princípios do Ballet Stagium, são trabalhados diversos estilos, como balé, dança moderna, danças circulares, sapateado, folclore, capoeira e dança livre.

As aulas ocorrem durante toda semana, exceto sextas-feiras, nos períodos manhã e tarde. As inscrições para o projeto são realizadas no local (Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – próximo ao Centro de Exposições Imigrantes). Mais informações pelo telefone (11) 5588-4797.

Centro de Esporte, Cultura e Lazer

Administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), o Centro de Esporte, Cultura e Lazer associa cultura, lazer, profissionalização, convivência, esporte e, principalmente, cidadania. Trata-se de uma iniciativa única no Estado, de ação intersetorial, para a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania.

As ações são realizadas por meio de parcerias com as Secretarias Estaduais de Cultura (Guri Santa Marcelina); Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Centro Paula Souza); Gestão Pública (Acessa São Paulo); Justiça e Defesa da Cidadania (Casa da Cidadania); Emprego e Relações do Trabalho (Balcão de Empregos); Secretaria Estadual e Municipal da Saúde; da Educação; Organizações Não Governamentais como a Associação Mamãe; e parceiros da iniciativa privada como a Coca-Cola FEMSA Brasil e o Ballet Stagium (Projeto Joaninha).

O Centro de Esporte, Cultura e Lazer está localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5. Mais informações: (11) 5588-4797.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social