Projeto Guri recebe inscrições de novos alunos até dia 4 de março

São oferecidos cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos

sex, 26/02/2016 - 14h27 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, maior programa sociocultural do país, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e voltado para crianças e adolescentes, oferece vagas para aulas de instrumentos musicais, canto coral e iniciação musical (dedicado às crianças de 6 a 8 anos) nas regiões de Sorocaba, Marília, Itapeva, Araçatuba, Presidente Prudente, São José dos Campos, Jundiaí e litoral sul.

Interessados devem ter de 6 a 18 anos incompletos. Para efetuar a matrícula é necessário comparecer diretamente ao polo em que desejam estudar, acompanhados pelos pais ou responsável, portando: RG ou certidão de nascimento, comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar referente ao semestre, comprovante de endereço e documento do pai ou responsável. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos.

Novos alunos têm de 1º de fevereiro a 4 de março para efetuar a matrícula. As aulas começam de acordo com a data de inscrição de cada aluno. As vagas existentes podem tanto ser 100% preenchidas ao longo do período de matrícula, como novas vagas também podem surgir por conta da desistência de alunos. Confira diretamente com o polo se o curso interessado ainda tem vaga disponível.

Para obter mais informações sobre os cursos oferecidos no polo da cidade de interesse e a disponibilidade de vagas de cada um, assim como seu endereço e horário de funcionamento, basta acessar www.projetoguri.org.br/polos-guri.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Atualmente, mais de 50 mil alunos são atendidos por ano, em 410 polos de ensino distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os cerca de 360 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Associação Amigos do Projeto Guri foi fundada em 1997, no intuito de apoiar a captação de recursos e realização de eventos do Projeto Guri. Em 2004, a Amigos do Guri foi qualificada como Organização Social de Cultura e assumiu integralmente a gestão do Projeto Guri. A partir de 2008, passou a gerir apenas os polos de ensino do interior e litoral do Estado (incluindo os polos da Fundação Casa).

Além do Governo do Estado de São Paulo – idealizador do projeto -, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir.

Da Secretaria da Cultura