Projeto Guri amplia proposta de livros didáticos exclusivos

O sucesso dos 11 livros lançados em 2012, voltados ao ensino musical coletivo, motivou a organização a ampliar elaboração e distribuição do material

sáb, 10/11/2012 - 10h04 | Do Portal do Governo

O sucesso do material didático exclusivo lançado em 2012 pelo Projeto Guri – 11 livros voltados ao ensino coletivo de baixo elétrico, bandolim, bateria, canto coral infanto-juvenil, cavaco, guitarra, madeiras, metais, percussão, viola caipira e violão, além de um guia didático de cordas friccionadas – motivou a AAPG (Associação dos Amigos do Projeto Guri) a ampliar a proposta de elaboração e distribuição do material.

A organização já planeja o lançamento de versões dos livros dedicadas também aos alunos, além de comercializar a coleção para o público em geral.

A ampliação da coletânea está prevista para o primeiro semestre de 2013, por meio de 17 livros didáticos sobre bandolim, coral infanto-juvenil, bateria, cavaco, guitarra, baixo elétrico, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, violão, viola caipira e percussão. “A intenção é que os alunos acompanhem por meio do livro as atividades aplicadas pelo educador, tendo atividades para realizar em casa, como pesquisa, reforço de conteúdo, atividades de apreciação e composição”, explica Helen Valadares, responsável pela coordenação executiva das obras.

A coletânea, inédita no mercado de livros musicais didáticos, será elaborada de acordo com a mesma proposta dos livros lançados neste ano, utilizando informações atualizadas e referendadas por autores, músicos e educadores de grande projeção no cenário nacional e internacional. O objetivo é oferecer um material adaptado ao dia-a-dia e ao perfil dos guris, considerando a heterogeneidade de faixas etárias, gostos musicais, rotina e realidade de cada curso oferecido. “Fizemos seminários com a equipe da diretoria educacional, esclarecendo aos educadores as possibilidades para utilização, tanto em sala de aula como na construção das atividades pedagógicas”, afirma Helen.

A venda dos livros para o público em geral também está programada para o início do próximo ano, pelo site do Projeto Guri.

Do Projeto Guri