Projeto Espaço de Leitura tem programação para toda a família

O Carnaval continua em fevereiro no espaço de Leitura; até dia 28 a programação especial conta com marchinhas da Era do Rádio, contação de histórias sobre o Carnaval e até Bailinho que promete levar pequenos e grandinhos a cair na folia

qui, 11/02/2016 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), continua com a programação especial para o mês do Carnaval. A festa vai celebrar as marchinhas tradicionais com repertório pensado para as crianças, narração de histórias sobre o tema e finaliza o mês com uma divertida matinê. As atividades para toda a família são gratuitas e acontecem no Parque da Água Branca.

Além da programação cultural, o núcleo educativo traz atividades para adultos e crianças sempre com o livro como disparador das propostas.

Fotos da programação cultural, atividades educativas e do Espaço

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado, 13 de fevereiro

11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura
Os educadores propõem atividades em que o tema de um livro pode virar um jogo de tabuleiro, capas de livros viram um jogo de dominó ou uma notícia de jornal vira uma história de ficção. Participando de propostas como estas, pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos entram em contato com o acervo do Espaço de Leitura com o intuito de aproximá-los dos livros e incentivar a leitura por meio da ludicidade, da criticidade e do afeto.

15h
MEDIAÇÃO DE LIVROS
Com educadores do Espaço de Leitura
Os educadores apresentam outras maneiras de olhar e investigar esse objeto imenso. A partir de livros com diferentes formatos e propostas, o público vai descobrir brincando as inúmeras possibilidades e mundos que um livro pode ter. O leitor é quem manda.

Domingo, 14 de fevereiro

11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura

15h
Apresentação musical
MATINÊ DA CHIQUITA
Com Chiquita Margarida
Regado a muita fantasia, confete e serpentina, o show apresenta as marchinhas da época de ouro do rádio. O repertório traz canções interpretadas por Lia Aroeira na voz e Emiliano Castro no violão de 7 cordas, cantadas originalmente por cantoras como Carmen Miranda, Dircinha Batista, Aracy de Almeida e Emilinha Borba. Foram selecionadas músicas que conversam com o universo infantil, como Allah-La Ô (Haroldo Lobo), Tem Gato na Tuba (Braguinha), Upa Upa, Meu trolinho (Ary Barroso) e O passo do Canguru (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira).

Sábado, 20 de fevereiro

11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura

15h
MEDIAÇÃO DE LIVROS
Com educadores do Espaço de Leitura

Domingo, 21 de fevereiro

11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura

15h
Narração de história
CARNAVAL NA LUA
Com Cia Folharal
Trazendo ritmos, instrumentos, sotaques e personagens da cultura tradicional, Ricardo Dutra e Ligia Borges narram a história de uma avó que recebeu uma visita inesperada: Arlechino, vindo diretamente do Baile da Lua, despencou em sua casa ao procurar sua amada Colombina que estava perdida. A avó o ajuda a reencontrar seu caminho e vive diversas aventuras com ele. Toda a história é entremeada pelo clima nostálgico das marchinhas de Carnaval.

Sábado, 27 de fevereiro

11h
Oficina para a primeira infância
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM ESTIMULAÇÃO DOS SENTIDOS
Com Adoleta

A Adoleta oferece atividades educativas e culturais para a primeira infância, criando ambientes saudáveis para as crianças e suas singularidades, com a garantia de serem acolhidas, cuidadas e educadas em suas máximas potências. Neste dia teremos contação de história com estimulação dos sentidos, histórias do repertório infantil popular com intervenções sensoriais e experiências de leitura com uma boa dose de estímulos visuais, olfativos, táteis e auditivos.

15h
MEDIAÇÃO DE LIVROS
Com educadores do Espaço de Leitura

Domingo, 28 de fevereiro

11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura

15h
Apresentação musical
BAILE DA CHIQUITA MARGARIDA
Com Chiquita Margarida
O Baile da Chiquita Margarida traz a alegria da tradição dos bailes de Carnaval. O repertório do duo de Lia Aroeira, na voz, e Emiliano Castro, no violão de 7 cordas, é uma seleção de marchinhas clássicas da era do rádio. Apresenta peças como Bandeira Branca, Cachaça, Lata D´água, Máscara Negra, Pastorinhas, Abre Alas, entre outras.

Todos os domingos

Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

ACERVO DE LIVROS DO ESPAÇO DE LEITURA
São cerca de 2 mil exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: Castelo Voador (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); Ponto da Interrogação (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); Gruta do Grito (suspense, mistério, medo, monstros); Clube de Histórias (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); Coreto do Aconchego (livros e brinquedos para bebês); Casa dos Livros (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Sobre o FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado, Lu Alckmin. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais e oferecer mais qualidade de vida à população.

Sobre o Espaço de Leitura

É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Serviço

Espaço de Leitura
De quarta-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – São Paulo/SP
(11) 2588-5918 / 5811
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
facebook.com/espacode.leitura
instagram.com/espacodeleitura

Assessoria de Imprensa do Espaço de Leitura
Patrícia Maciel Bomfim – patricia.espacodeleitura@gmail.com
(11) 2588-5777 / 5811
Assessoria de Imprensa do FUSSESP
Adriana Cruz – adrianacruzsecom@gmail.com
(11) 2193-8786 / (11) 95300-0240