Projeto da Fatec Baixada Santista estuda soluções para o Porto de Santos

Alunos do curso de Gestão Portuária da Fatec Rubens Lara estudam e simulam alternativas para aprimorar o fluxo de caminhões em terminais de grãos do maior e mais importante porto do Brasil

ter, 15/12/2015 - 14h15 | Do Portal do Governo

Alunos do curso de Gestão Portuária da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Rubens Lara, na Baixada Santista, estudam e simulam alternativas para aprimorar o fluxo de caminhões em terminais de grãos do Porto de Santos, o maior e mais importante do Brasil.

A partir de simulações de operações portuárias realizadas por meio do software Arena, os estudantes encontraram duas soluções: um programa de agendamento da chegada dos caminhões ao porto, a fim de evitar filas, e um estacionamento para abrigar os veículos que aguardam o horário marcado para descarregar a mercadoria no terminal. O grupo de alunos propõe o estabelecimento de uma área com capacidade para receber quatro mil caminhões a cerca de 50 quilômetros do porto.

“Com o estacionamento, os caminhões desceriam de forma sincronizada para o porto, evitando congestionamentos como os que ocorreram em 2013, na supersafra de grãos”, explica o professor Ricardo Reiff, orientador da pesquisa na Fatec Baixada Santista.

Iniciado no segundo semestre de 2014, o estudo ainda pretende desenvolver um programa para agendar a descarga dos produtos no porto e controlar o fluxo de veículos no estacionamento. Esse software será desenvolvido em parceria com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também oferecido pela Fatec Baixada Santista. Todo o trabalho é feito com base nas projeções de safras, que variam a cada ano e têm grande impacto no Porto de Santos.

“A próxima etapa é montarmos o Núcleo de Inteligência Portuária, envolvendo também os alunos do curso de Logística, para aprofundarmos ainda mais os trabalhos e pesquisas com os estudantes, professores e portos do Brasil”, diz o professor Júlio Cesar Raymundo, coordenador do curso de Gestão Portuária da Fatec.

Na prática

A aluna Marília Patrão Viveiros, de 33 anos, que trabalha na área de Planejamento de Operações Portuárias, na Libra Terminais, leva para o porto o que aprende na graduação tecnológica. “É simplesmente incrível verificar que todas as simulações que projetamos em sala de aula podem ser aplicadas na prática e gerar resultados positivos”, diz a estudante, que cursa o 5º ciclo do curso de Gestão Portuária. “Hoje em dia, em época de crise econômica, é importantíssimo poder testar novos processos sem que haja geração de custo. O software é uma ferramenta de tomada de decisão”, acredita Marília.

Para Suheir Genena, de 44 anos, o projeto é uma maneira de aprimorar suas pesquisas acadêmicas e seu currículo profissional: “Vejo boas perspectivas para me inserir no mercado de trabalho, pois esse estudo pode abrir portas. Além disso, podemos aplicar a ferramenta em nossos trabalhos acadêmicos, o que enriquece o conteúdo dos artigos científicos que produzimos a cada semestre”.

O projeto de simulação para o Porto de Santos foi apresentado no V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção e no III Encontro Paranaense de Engenharia de Produção, eventos realizados entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Ponta Grossa, no Paraná. Outros 14 trabalhos do curso de Gestão Portuária da Fatec também foram exibidos na mostra.

Do Centro Paula Souza