Programa Recomeço leva o enfretamento ao crack aos municípios do interior de SP

Primeira parceria foi firmada com a cidade de Campinas; o governador Alckmin também anunciou o Cartão Recomeço

ter, 09/04/2013 - 15h39 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 9, a ampliação do Programa Recomeço para as cidades do interior do Estado. A primeira parceria foi firmada com a cidade de Campinas, que será beneficiada com o fortalecimento da rede integrada de assistência aos dependentes químicos, desde o primeiro acolhimento até a reinserção social dos pacientes. Outras cidades como São José do Rio Preto, Santos, Jundiaí, Mogi das Cruzes e Cotia também tem potencial para receber o programa.

Outra novidade anunciada pelo governador é a criação do Cartão Recomeço, que também será fruto de parceria entre o Governo do Estado e os municípios. O cartão será usado no custeio de despesas de internação voluntária do usuário de drogas em entidades especializadas que prestem serviços de acolhimento, tratamento e reinserção social. “É uma ajuda financeira, uma espécie de plano de saúde para famílias mais pobres que tenham familiares dependentes”, explicou o governador.

Com a assinatura do convênio, Campinas receberá um espaço intersecretarial que contará com equipe multiprofissional para receber e avaliar as necessidades de usuários e familiares de dependentes químicos da região, independente da presença do paciente, favorecendo o acesso aos serviços especializados que compõem a Rede Psicossocial para dependente de crack, álcool e outras drogas.

No local definido pela Prefeitura haverá um Plantão Judiciário e Social semelhante ao implantado na capital paulista no Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), visando agilizar o encaminhamento de pacientes para as demandas necessárias ao seu cuidado de saúde, social e jurídica incluindo, a partir de avaliação médica e multiprofissional, internações em serviços hospitalares respeitando a legislação vigente (lei 10.216).

A porta de entrada será pelos Centros de Atenção Psicossociais de Álcool e Drogas (Caps-AD), que se responsabilizarão pelo projeto terapêutico individualizado e referenciado para os diferentes pontos de cuidado na rede de saúde, incluindo ações intersecretariais. As internações são indicadas para casos excepcionais, apenas para os casos considerados mais graves, e só devem ocorrer após avaliação da equipe médica.

Para garantir assistência aos dependentes com quadros de saúde mais graves, a Secretaria de Estado da Saúde irá firmar parcerias com serviços de saúde de Amparo e Atibaia, ativando imediatamente leitos de enfermaria em hospital geral e também na modalidade de Comunidade Terapêutica, para internação e assistência multidisciplinar. A meta é que este modelo esteja integralmente implantado em Campinas até o mês de maio.

Desde 2011 o número de leitos para dependentes químicos no Estado passou de 482 para 910 e até 2014 irá ultrapassar as 1,3 mil vagas.

AME e CRI

Ainda em Campinas, o governador anunciou que a cidade receberá, no próximo ano, um Ambulatório Médico de Especialidades. A Secretaria de Estado da Saúde está finalizando o projeto para definição do perfil da unidade, que será definido de acordo com o perfil da região. Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. Atualmente o Estado conta com 48 AMEs.

Também em 2014, Campinas receberá um Centro Referência do Idoso – CRI. A iniciativa integra o programa São Paulo Amigo do Idoso. A unidade será um polo regional de promoção de envelhecimento ativo e centros formadores geriátricos, com especialidades médicas, atividades educacionais, culturais e de lazer. A implantação e gestão do CRI será uma parceria com a Unicamp. Serão investidos R$ 5 milhões para obras da unidade e R$ 14 milhões por ano para custeio. Serão atendidos no local cerca de 60 mil pessoas por ano.

Da Secretaria da Saúde