Programa Recomeço chega a São José dos Campos

Nesta primeira fase, 11 municípios paulistas atenderão via Cartão Recomeço; São José dos Campos deverá ter cerca de 250 vagas disponíveis

ter, 15/10/2013 - 19h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, lançaram nesta terça-feira, 15, as 110 primeiras vagas do Cartão Recomeço para a região de São José dos Campos. Essas vagas serão destinadas a dependentes químicos que procurarem atendimento voluntariamente.

“Estamos iniciando hoje o Cartão Recomeço em São José dos Campos, com 110 vagas. Nós percebemos que 80% dos dependentes querem ser tratados, mas precisam ter a oportunidade com boas equipes multiprofissionais e é isso que nós estamos fazendo, com essas primeiras 110 vagas aqui em São José dos Campos. Temos que dar as mãos para recuperar os dependentes químicos”, enfatizou o governador Geraldo Alckmin.

As 110 vagas são da Comunidade Terapêutica Nova Esperança, em São José dos Campos, para as unidades que atendem homens e mulheres separadamente. A triagem dos interessados será feita pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Saúde Mental, na Rua Pituba, nº 100, Jardim Satélite.

Após a entrevista feita por uma equipe multidisciplinar e a realização de exames médicos, o usuário que for considerado apto a este tipo de atendimento será encaminhado para a entidade, onde permanecerá por um período de até 180 dias.

Outras duas entidades da região (uma em São José dos Campos, com 30 vagas, e outra em Cruzeiro, com 20 vagas) já se cadastraram na Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania e estão sendo avaliadas seguindo as normas definidas no Edital de Chamamento Público 01/2013. Elas estão sendo escolhidas por sua capacidade técnica: devem apresentar regularidade de funcionamento e plano de atividades dentro do modelo social de recuperação.

“Estudos apontam que o Brasil é o maior consumidor de crack do mundo. O Recomeço é um programa inovador que permite ao dependente químico acessar serviços para sua recuperação e ressocialização”, explica Hamam.

O Programa prevê a distribuição de 3 mil cartões para financiar o acolhimento social de recuperação de dependentes de substâncias psicoativas em entidades selecionadas pelo Estado por meio de edital. O valor de R$ 1.350,00 mensais por pessoa será repassado diretamente às instituições. O cartão serve como ferramenta de monitoramento da frequência do usuário e das atividades a serem prestadas nas entidades.

Para esta primeira fase do Cartão Recomeço, foram escolhidas 11 cidades: Campinas, Bauru, Diadema, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Os critérios usados para a escolha dos municípios foram: tamanho da rede de referência em assistência social e saúde mental, além da localização nas regiões-polo.

Programa Recomeço

O Programa Recomeço de enfrentamento ao crack é uma ação integrada das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Justiça e Defesa da Cidadania que tem como objetivo o atendimento de usuários de substâncias psicoativas – especialmente o crack – e seus familiares.

Iniciado em 2011, a parceria visa ampliar as possibilidades de acolhida e buscar em toda a rede de serviços públicos a melhor alternativa para cada dependente químico.

Em relação às ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, o trabalho foi iniciado na capital a partir do convênio com a Associação Missão Belém (dezembro de 2012). A Missão Belém é uma entidade reconhecida no atendimento humanizado e acompanhamento da população em situação de rua, usuária ou dependente de substâncias psicoativas. Cerca de 50 agentes sociais capacitados (grande parte ex-dependentes recuperados) percorrem as ruas onde se concentram dependentes para convidá-los ao acolhimento social de forma voluntária.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também coordena a Unidade Social no Centro de Referência de Álcool Tabaco e outras Drogas (Cratod). Ela foi implantada para melhor receber a grande demanda espontânea de familiares e usuários de drogas no Cratod e conta com uma força tarefa das Secretarias de Estado da Saúde e Justiça e Defesa da Cidadania para proporcionar escuta humanizada e encaminhamento qualificado dos usuários e famílias que procuram ajuda.

Em 2013, a rede de acolhimento social da capital foi ampliada com a assinatura de convênios diretos com 13 entidades, totalizando 270 vagas para os dependentes químicos. O Estado financia o serviço e faz a fiscalização direta desse atendimento.

Secretaria de Desenvolvimento Social
(11) 2763-8263 / 8323