Programa Recomeço chega a São José do Rio Preto

Nesta primeira fase, 11 municípios paulistas atenderão via Cartão Recomeço; São José do Rio Preto deverá ter cerca de 250 vagas disponíveis

sex, 11/10/2013 - 17h19 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, lançaram nesta sexta-feira, 11, as 13 primeiras vagas do Cartão Recomeço em São José do Rio Preto. O atendimento inicial será feito pela Associação Pão Nosso. Houve ainda o autorizo para mais 40 vagas que serão liberadas, em alguns dias, em outras entidades sociais.

“Estamos iniciando hoje o Cartão Recomeço em comunidades terapêuticas da região de Rio Preto. Temos que dar as mãos para recuperar os dependentes químicos”, enfatizou o governador Geraldo Alckmin. O Programa Recomeço é um esforço conjunto das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Saúde e Justiça.

As vagas do Cartão Recomeço são destinadas a dependentes químicos que procuram atendimento social voluntariamente. A Associação Pão Nosso é uma comunidade terapêutica e fica no município de Catanduva (Rua São Leopoldo, 77). A triagem dos interessados será feita pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) 3, na Rua Voluntários da Pátria, nº 5, no Centro do Distrito de Engenheiro Schmitt.

Após a entrevista feita por uma equipe multidisciplinar e a realização de exames médicos, o usuário que for considerado apto a este tipo de atendimento social será encaminhado para as vagas disponíveis, onde permanecerá por um período de até 180 dias.

Outras entidades já se cadastraram na Secretaria de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania e estão sendo avaliadas seguindo as normas definidas no Edital de Chamamento Público 01/2013. A escolha é feita após comprovação de sua capacidade técnica, por isso devem apresentar regularidade de funcionamento e plano de atividades dentro do modelo social de recuperação.

O Programa prevê a distribuição de 3 mil cartões para financiar o acolhimento social de recuperação de dependentes de substâncias psicoativas em entidades selecionadas pelo Estado por meio de edital. O valor de R$ 1.350,00 mensais por pessoa será repassado diretamente às instituições. O cartão serve como ferramenta de monitoramento da frequência do usuário e das atividades a serem prestadas pelas entidades.

Para a primeira fase do Cartão Recomeço, foram escolhidas 11 cidades: Campinas, Bauru, Diadema, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Os critérios usados para a escolha dos municípios foram: tamanho da rede de referência em assistência social e saúde mental, além da localização nas regiões-polo.

Programa Recomeço

O Programa Recomeço de enfrentamento ao crack é uma ação integrada das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, da Saúde e da Justiça e Defesa da Cidadania que tem como objetivo o atendimento de usuários de substâncias psicoativas – especialmente o crack – e seus familiares.

Iniciado em 2011, a parceria visa ampliar as possibilidades de acolhida e buscar em toda a rede de serviços públicos a melhor alternativa para cada dependente químico.

Em relação às ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, o trabalho foi iniciado na capital a partir do convênio com a Associação Missão Belém, em dezembro de 2012. A Missão Belém é uma entidade reconhecida no atendimento humanizado e acompanhamento da população em situação de rua, usuária ou dependente de substâncias psicoativas. Cerca de 50 agentes sociais capacitados (grande parte ex-dependentes recuperados) percorrem as ruas onde se concentram dependentes para convidá-los ao acolhimento social de forma voluntária.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também coordena a Unidade Social no Centro de Referência de Álcool Tabaco e outras Drogas (Cratod). Ela foi implantada para melhor receber a grande demanda espontânea de familiares e usuários de drogas no Cratod e conta com uma força tarefa das secretarias estaduais da Saúde e da Justiça e Defesa da Cidadania para proporcionar escuta humanizada e encaminhamento qualificado dos usuários e famílias que procuram ajuda.

Em 2013, a rede de acolhimento social da capital foi ampliada com a assinatura de convênios diretos com 13 entidades, totalizando 270 vagas para os dependentes químicos. O Estado financia o serviço e faz a fiscalização direta desse atendimento.

Secretaria de Desenvolvimento Social
(11) 2763-8323 / 8131