Programa Novos Talentos do IPT tem vagas para alunos de pós-graduação

O objetivo do programa é apoiar as atividades de pesquisa e desenvolvimento dos estudantes; as inscrições serão aceitas até o dia 19 de junho

qua, 06/05/2015 - 17h48 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para candidatos ao programa Novos Talentos do IPT. O objetivo do programa é apoiar as atividades de pesquisa e desenvolvimento de estudantes aos níveis de mestrado e doutorado, inclusive participantes do pós-doutorado. As inscrições serão aceitas até o dia 19 de junho.

O programa está aberto a candidatos de quaisquer instituições de ensino e pesquisa, desde que atendam as qualificações previstas para cada caso e tenham foco em temas científicos e tecnológicos de interesse do Instituto.

O programa apoiará os participantes das seguintes maneiras:

– Orientação ou coorientação no projeto por pesquisadores do IPT;
– Acesso à infraestrutura de laboratórios e equipamentos do IPT necessários para a execução do projeto;
– Possibilidade de recebimento de reserva técnica, com recursos da Fundação de Apoio ao IPT, a FIPT, de acordo com as regras previstas no edital;
– Possibilidade de recebimento de bolsa suplementar da FIPT, de acordo com as regras previstas no edital, para os participantes que já estejam recebendo ou que irão receber bolsa de outras fontes (somente mestrado ou doutorado);
– Possibilidade de recebimento de bolsa integral da FIPT, de acordo com as regras previstas no edital, para os participantes que não recebem bolsa de outras fontes (somente mestrado ou doutorado).
– Participantes do pós-doutorado não terão a possibilidade de receber bolsa FIPT, mas terão apoio de pesquisadores do Instituto para o pedido de bolsas no âmbito de projetos de pós-doutorado junto às agências de fomento.

Quem pode se candidatar

Para o mestrado ou o doutorado serão elegíveis estudantes de quaisquer instituições de ensino superior, brasileiros ou estrangeiros, que deverão ter iniciado sua pós-graduação como alunos regulares em 2015.

Candidatos a pós-doutorado deverão ter concluído o doutorado até o início da participação no programa Novos Talentos. Serão também elegíveis os alunos que já iniciaram seus projetos de pesquisa de pós-doutorado em outra instituição, a partir do segundo semestre de 2014. Os selecionados que ainda não iniciaram o seu projeto irão colaborar com o pesquisador do IPT para apresentar projeto de pós-doutorado a uma agência de fomento. Caso o projeto não seja aceito por uma agência de fomento, o candidato poderá abandonar o programa.

Também poderão candidatar-se estudantes de mestrado, doutorado ou pesquisadores de pós-doutorado com vínculo empregatício, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa de interesse para as respectivas empresas.

Os participantes deverão dedicar no mínimo 30 horas semanais às atividades de pesquisa no IPT, ou em sua instituição de ensino e pesquisa. Participantes com vínculo empregatício poderão dedicar somente 16 horas mensais às atividades de pesquisa.

Vagas e bolsas previstas:

Mestrado:

1 vaga – bolsa FIPT integral
2 vagas – bolsa FIPT suplementar
2 vagas – sem bolsa FIPT

Doutorado:

1 vaga – bolsa FIPT integral
2 vagas – bolsa FIPT suplementar
2 vagas – sem bolsa FIPT

Pós-doutorado: 7 vagas

Para mais informações, acesse o edital.

Do IPT