Programa Escreve Cartas do Poupatempo celebra seu 13º aniversário

Com início no Poupatempo Santo Amaro, o projeto seguiu para as unidades de Itaquera, Osasco e São Bernardo do Campo; ao todo, já foram realizados mais de 303,6 mil atendimentos

qui, 30/10/2014 - 8h12 | Do Portal do Governo

Criado em 1º de novembro de 2001, o Programa Escreve Cartas completa 13 anos neste sábado. Com início no Poupatempo Santo Amaro, o projeto seguiu para as unidades de Itaquera, Osasco e São Bernardo do Campo. Ao todo, já foram realizados mais de 303,6 mil atendimentos.

Para criar o programa, o Governo do Estado de São Paulo se inspirou na personagem de Fernanda Montenegro no filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles em 1998. Na trama, a personagem Dora trabalha redigindo cartas para pessoas que não sabem escrever.

Atualmente, com 182 voluntários, o Escreve Cartas tem ajudado cidadãos com dificuldade de escrever a preencherem formulários e a se comunicarem com quem está distante.

Para trabalhar no projeto, é necessário, além de boa caligrafia, muita dedicação. Todos precisam ter disposição, paciência, saber guardar sigilo do que escrevem, manter postura neutra durante a redação da carta e ter prazer em ajudar o próximo.

Reconhecimento

Em 2001 o Programa Escreve Cartas foi contemplado com o Prêmio Hélio Beltrão, no 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal. Em 2003, recebeu o Prêmio Top Social. E conquistou menção honrosa no Prêmio Mario Covas, em 2009.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 413 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 60 unidades de atendimento instaladas na capital, Grande São Paulo, litoral e interior.

Do Poupatempo