Programa Escola da Família capacita 7 milhões de pessoas e oferece 22 mil cursos profissionalizantes

As 2.300 unidades estaduais que ficam abertas à comunidade voltam do recesso este sábado (20) e oferecem formação gratuita nas áreas de trabalho, saúde, cultura e esporte

sex, 19/07/2013 - 20h53 | Do Portal do Governo

Balanço inédito da Secretaria da Educação do Estado feito com o Programa Escola da Família mostra que, desde 2010, as 2.300 unidades estaduais que oferecem atividades gratuitas aos finais de semana capacitaram 7 milhões de pessoas, nos mais de 22 mil cursos profissionalizantes ministrados no período. As escolas participantes voltam do recesso neste sábado (20) e já estão com programação aberta à comunidade.

Cada Escola da Família é responsável pelo cronograma de atividades, elaborado também de acordo com as demandas trazidas pelos frequentadores. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima e verificar as vagas e oportunidades de oficina de cada região.

Desenvolvido há 10 anos, o Programa Escola da Família é uma oportunidade de cultura e lazer aos alunos, pais e vizinhos da escola e também oferece complementação técnica e ampliação do conhecimento para os participantes das atividades realizadas aos sábados e domingos.

O levantamento da Secretaria aponta que entre os cursos com maior número de inscritos destacam-se os de corte e costura, informática, padaria artesanal, culinária, corte de cabelo e maquiagem e oficinas musicais, com aulas de violão.

“O principal objetivo do Programa é fazer com que as unidades de ensino sejam também um espaço de interação e de desenvolvimento sociocultural. A educação paulista só tem a ganhar quando os alunos e familiares se sentem parte integrante da escola”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para acolher e auxiliar os frequentadores da Escola da Família, a Secretaria realiza um programa chamado Bolsa Universidade. Nele, 14.075 universitários participam das atividades realizadas aos finais de semana e recebem um valor mensal de até R$ 310 para auxiliar nas despesas da faculdade.

Faça aqui o download de fotos do Programa Escola da Família