Programa Direção Segura autua 96 motoristas em oito cidades no fim de semana

Blitze da Lei Seca foram realizadas entre sexta-feira (29) e domingo (31); ao todo, 2.511 veículos foram fiscalizados

seg, 01/04/2019 - 14h03 | Do Portal do Governo

O Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – autuou 96 pessoas no último fim de semana. As operações ocorreram entre a noite da última sexta-feira (29) e a madrugada deste domingo (31) em oito cidades: Bauru, Catanduva, Cruzeiro, Cubatão, Ituverava, Mairiporã, Paulínia e capital. Ao todo, foram fiscalizados 2.511 veículos.

Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Caso voltem a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

Nove dos condutores autuados, além das penalidades, também responderão na Justiça por crime de trânsito porque apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Ação integrada

O Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei nº 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa.

Sobre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Governo, o Detran.SP responde pelo planejamento, coordenação, execução e controle dos serviços relacionados a documentação de veículos, a Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e tipos específicos de atuações nos 645 municípios paulistas, além de promover ações de educação e segurança para o trânsito. No Estado, são cerca de 24 milhões de CNHs e 30 milhões de veículos registrados, o que faz do Detran.SP o maior órgão executivo de trânsito da América Latina.

Informações ao cidadão

  • Portal: www.detran.sp.gov.br
  • Disque Detran.SP: Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333. Demais localidades: 0300-101-3333. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
  • Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões): Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”

Do Detran.SP