Programa de iniciação musical da Osesp atinge 720 mil pessoas em 14 anos

Descubra a Orquestra é voltado à iniciação musical de alunos e professores de escolas públicas, particulares e instituições beneficentes

sex, 03/06/2016 - 14h26 | Do Portal do Governo

Ao contrário da música chamada popular, a versão conhecida como “música de concerto” necessita de preparação para ser aproveitada em sua plenitude. E os contatos iniciais com uma orquestra tocando peças compostas há 200, 300 anos são fundamentais para que o ouvinte consiga estabelecer relações duradouras com esta arte que tanto afeta a sensibilidade da plateia.

Pensando nisso, a Osesp desenvolve desde 2002 o Programa Descubra a Orquestra, voltado à iniciação musical de alunos e professores de escolas públicas, particulares e instituições beneficentes. Como prova do sucesso, atingiu nesses 14 anos a impressionante marca de 720 mil pessoas.

Composto por várias atividades, o Descubra a Orquestra atua tanto na vertente de concertos didáticos e ensaios abertos, quanto na formação de professores, onde são oferecidos cursos com o objetivo de fornecer subsídios teórico-práticos para que os docentes desenvolvam atividades musicais em suas escolas e preparem seus alunos para assistir à Osesp na Sala São Paulo.

Nos concertos didáticos, as crianças têm a oportunidade de conhecer os instrumentos de orquestra e ouvir um repertório adequado para sua faixa etária. Nos Ensaios Abertos, a Osesp abre as portas de alguns de seus ensaios gerais para que os alunos conheçam um pouco do dia-a-dia dos músicos e de como funciona uma orquestra e as composições eruditas.

Os benefícios do programa são medidos não apenas nos números de crianças atingidas, mas, ao contrário, tem resultados a longo prazo, já que a música exercita a memória, melhora a atenção, o trabalho em grupo, a disciplina e até a auto-estima dos alunos.

– Para mais informações ou para cadastrar sua escola para participar do Descubra a Orquestra, acesse o site do programa.

Da Secretaria da Cultura