Programa de Atenção ao Idoso do Iamspe completa 13 anos e impulsiona novas ações

Novo Centro do Idoso absorverá todos os programas do Instituto voltados à terceira idade

qui, 26/03/2015 - 17h44 | Do Portal do Governo

O Programa de Atenção ao Idoso (PAI) Mario Covas do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) completa 13 anos em junho de 2015, impulsionando novas ações voltadas à terceira idade no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

“O programa foi elaborado para que o idoso envelheça com qualidade de vida. Nossa intenção é melhorar a auto-estima de nossos servidores e beneficiários”, afirma a coordenadora Gilka Barbosa Nery.

O PAI oferece uma programação extensa aberta aos seus usuários, como aulas de ginástica, canto e dança, curso de línguas (Inglês, Francês e Espanhol), oficina de memória, crochê, tricô, bordado, pintura, caminhada, alongamento, vôlei e basquete adaptados e sessões de cinema, entre outras atividades.

Ao iniciar no programa, o idoso é avaliado no Serviço de Medicina Física, onde são analisadas a capacidade física e aptidões do paciente.

Após esta fase, passam por uma avaliação clínica, onde são verificadas pressão arterial, diabetes e outras enfermidades.

O atestado tem validade de um ano, e são inscritos pacientes a partir de 65 anos.

“A busca pelo título de Hospital Amigo do Idoso e tudo o que está acontecendo voltado ao idoso é fruto das ações desenvolvidas para esse público no passado”, afirma Gilka.

O PAI foi a porta de entrada para outros programas criados pelo Iamspe nos anos seguintes, como o Integralidade, o de Gerenciamento de Pacientes Crônicos e o Prevenir Iamspe.

O Instituto também desenvolve ações preventivas e promocionais de saúde, para complementar o atendimento médico, além de realizar palestras e distribuir materiais informativos, como o Manual de Segurança e Direitos da Pessoa Idosa e o Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa.

Em breve, o Iamspe ganhará um Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Idoso, que absorverá todos esses programas, contará com serviço de reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável e abrigará área de lazer e convivência, cozinha experimental e um anfiteatro para mais de 400 pessoas.

O prédio também contará com piscina, 4 consultórios, reabilitações Uroginecológica, Neurológica e Cardiorespiratória, ginásio de musculação, informática e 4 salas de treinamento.

Cuidados Paliativos

Uma das marcas do pioneirismo presente na história do HSPE é o Serviço de Cuidados Paliativos, que existe desde 2000, embora só tenha sido reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade em 2010.

O Serviço de Cuidados Paliativos do HSPE oferece atendimento domiciliar, beneficiando o usuário que dispõe em casa de um ambiente mais acolhedor que o hospital.

Por se tratar de portadores de doenças sem cura, a internação do paciente de Cuidados Paliativos é feita apenas quando não há condições de manter o doente fora do hospital, pela necessidade de procedimentos mais complexos.

O HSPE também foi o responsável pela primeira enfermaria de Geriatria do Estado.

Hospital Amigo do Idoso

Referência no atendimento do Iamspe, o HSPE busca tornar-se a primeira unidade do Estado a possuir o Selo Hospital Amigo do Idoso.

Uma das exigências do Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado, é que a instituição aprimore seus conceitos e valores para o cuidado da pessoa idosa. No caso do HSPE, 60% dos pacientes internados são idosos.

O programa foi lançado para identificar as ações que possam priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários ao bom atendimento da população acima dos 60 anos em hospitais públicos ou particulares, além de incorporar maior qualidade e eficiência no atendimento aos idosos.

Para o superintendente do Iamspe, Latif Abrão Junior, é importante que os profissionais de saúde compreendam as diferentes maneiras de prestar assistência aos usuários.

“A compreensão que os profissionais de saúde têm, principalmente do público idoso, interfere diretamente na maneira que a assistência é prestada. Sendo assim, é preciso possibilitar que vivenciem esta fase da vida para que a compreendam e possam atender e tratar as condições que afligem a pessoa idosa, estimulando-as e capacitando-as para um envelhecimento ativo e saudável”, explica.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe