Profissionais da rede de ensino terão cursos de combate a incêndios e primeiros socorros

Inscrições estão abertas até domingo; são 2.961 vagas para professores-coordenadores de escolas ou núcleos pedagógicos, diretores e vice-diretores e supervisores de ensino que atuam na capital

qua, 26/09/2012 - 15h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Corpo de Bombeiros, oferece a professores-coordenadores, diretores e vice-diretores e supervisores de ensino da rede estadual de ensino dois cursos de prevenção de acidentes, combate a incêndios e noções de primeiros socorros. As inscrições para o programa Prevenção – Corpo de Bombeiros nas Escolas podem ser feitas até domingo, dia 30, no site http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/prevencbe.

Promovidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (Efap) “Paulo Renato Costa Souza”, essas são as primeiras edições voltadas às equipes gestoras de escolas estaduais de Ensino Fundamental ciclo II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio localizadas na capital. São 2.961 vagas no total, sendo 1.462 para professores-coordenadores de escolas ou núcleos pedagógicos e 1.449 para diretores, vice-diretores e supervisores de ensino.

Para o curso destinado aos professores-coordenadores, podem se inscrever até dois funcionários por escola. Do total de vagas, 26 serão ofertadas aos professores-coordenadores de núcleos pedagógicos que atuam nas 13 diretorias regionais de ensino da capital.

Para os gestores serão disponibilizadas duas vagas por unidade, para o diretor e vice de cada instituição de ensino. Outras 13 vagas estão disponíveis para um supervisor de cada diretoria de ensino da capital.

A iniciativa visa capacitar os profissionais a lidar de forma adequada com eventuais incidentes no dia a dia e a estimular entre os estudantes o envolvimento na preservação da escola e o exercício da cidadania.

“A participação da equipe gestora e dos professores-coordenadores em ações de prevenção contribui para tornar o ambiente escolar mais seguro e evitar acidentes”, destaca Idalise Bernardo Bagé, diretora do Centro de Materiais de Apoio Didático da Efap.

A previsão é que os cursos tenham início em outubro. Com duração de 32 horas-aula, o programa será realizado em sete etapas, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Efap. A primeira fase vai abordar o tema prevenção a incêndios nas escolas. A segunda apresentará formas de utilização e conservação dos equipamentos de segurança, como extintores, hidrantes e alarmes, além de um plano de emergência contra incêndios. O foco da terceira etapa é instruir os participantes sobre como evitar acidentes nas unidades escolares. O quarto tópico será voltado a primeiros socorros e acionamento dos órgãos de emergência.

A partir da quinta etapa, as orientações serão específicas para os dois cursos. No caso dos professores-coordenadores, essa fase abordará orientações para oficinas de primeiros socorros a serem desenvolvidas com os alunos. A sexta etapa vai propor boas práticas com ações preventivas e a última, ações de vivência envolvendo os estudantes. Para os gestores, as aulas da quinta fase serão sobre legislação estadual da prevenção. A sexta terá exemplos de formação de brigada de incêndio e a sétima será focada na avaliação das situações de riscos no ambiente escolar.

“O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo espera que essa iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria da Educação, possa ajudar os servidores no atendimento aos alunos da rede estadual de ensino, passar dicas de segurança e que seja, principalmente, uma ferramenta para salvar vidas”, afirma o coronel Reginaldo Campos Repulho, comandante do Corpo de Bombeiros.

Da Secretaria da Educação