Professores podem se inscrever em curso sobre uso de multimídia na matemática

Serão ofertadas 1.020 vagas para a primeira edição do curso M@tmídias 2; as inscrições podem ser feitas até domingo no site www.escoladeformacao.sp.gov.br/matmidias

qua, 03/10/2012 - 9h08 | Do Portal do Governo

Estão abertas até domingo, 7 de outubro, as inscrições para a 1ª edição do curso “M@tmídias 2 – Objetos de aprendizagem multimídia para o ensino de matemática”. São 1.020 vagas. O cadastro deve ser feito no site www.escoladeformacao.sp.gov.br/matmidias.

O curso é direcionado a professores de matemática que lecionam em classes de 2ª série do Ensino Médio da rede estadual, professores-coordenadores do Ensino Médio ou de núcleos pedagógicos com formação em matemática.

A carga horária total é de 60 horas, distribuídas em cinco módulos de 12 horas cada um, oferecidos a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (Efap).

Os conteúdos dos módulos estão de acordo com o currículo do Estado de São Paulo e são referentes às atividades desenvolvidas na 2ª série do Ensino Médio, como trigonometria, matrizes, determinantes, sistemas lineares, análise combinatória, probabilidade, geometria métrica e espacial. Ao final do curso, que será válido para a evolução funcional dos docentes, os participantes entregam um relatório de vivência de uma aplicação prática em sala de aula com alunos, de um dos objetos de aprendizagem de sua preferência.

A Secretaria da Educação, por meio da Efap, lançou em 2010 o programa M@tmídias – Matemática com Multimídias, composto de três cursos: M@tmídias 1, M@tmídias 2 e M@tmídias 3, com o objetivo de oferecer formação continuada aos professores da disciplina, discutir metodologias para uso de ferramentas de aprendizagem em mídias diversas, como material complementar para a aplicação do currículo, e propiciar a reflexão e a socialização entre os docentes.

“Os cursos enriquecem o desenvolvimento de práticas diferenciadas, pois o professor tem a oportunidade de conhecer diversos objetos de aprendizagem, como softwares, vídeos, áudios e experimentos, que possibilitam aos alunos fazerem inferências em relação aos conteúdos estudados. Outro aspecto importante é que esses materiais estão disponíveis gratuitamente na internet”, afirma Idalise Bernardo Bagé, diretora técnica da Efap.

Da Secretaria da Educação