Professores de matemática podem se inscrever em programa de mestrado

Iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática oferece vagas exclusivas a professores que lecionam a disciplina no ensino básico em escolas públicas do país

dom, 01/07/2012 - 17h18 | Do Portal do Governo

Professores de matemática que atuam nas escolas estaduais do Estado de São Paulo e em outras redes do Brasil têm até esta segunda-feira, 2 de julho, para se inscrever no Programa Mestrado em Matemática (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). São 1.570 vagas em 59 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

O Profmat é um curso de pós-graduação stricto sensu semipresencial em matemática, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Ministério da Educação, que destina 80% das vagas a professores da disciplina que atuam nas redes públicas de educação básica. Atualmente, 2,5 mil docentes da rede pública, em todo o país, fazem mestrado por meio do programa.

Os candidatos classificados no Exame Nacional de Acesso darão início ao curso, na modalidade semipresencial, no primeiro semestre de 2013. O programa, que possui duração de dois anos, visa ao aprimoramento da formação profissional.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.profmat-sbm.org.br, até esta segunda-feira, 2 de julho. No mesmo endereço eletrônico também podem ser consultados o edital, o regimento, as normas acadêmicas, a lista de instituições, as vagas e os horários das aulas, além de outras informações sobre o programa. A taxa de inscrição é de R$ 43 e pode ser paga em agências do Banco do Brasil. O exame consistirá de prova única, a ser realizada no dia 25 de agosto, com duração máxima de quatro horas.

Da Secretaria da Educação