Professora da Etec de Franca é eleita personalidade de 2017 em prêmio do jornal O Globo

Joana Félix já ganhou 72 prêmios nas áreas de Química e Sustentabilidade ao longo da carreira

qua, 21/02/2018 - 9h06 | Do Portal do Governo

Joana Félix, professora da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Carmelino Corrêa Junior, de Franca, foi a vencedora da categoria Personalidades 2017 do Prêmio faz diferença, concedido pelo jornal O Globo, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A premiação se destina a pessoas cuja dedicação e talento nas mais diversas áreas de atuação serviram de inspiração para o País e o mundo.

Nesta 15ª edição do prêmio, jornalistas de cada uma das editorias do diário carioca selecionaram as três pessoas, instituições ou empresas que mais se destacaram nas páginas do jornal no ano passado.

Doutora em Química pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Joana é reconhecida por fomentar o interesse pela pesquisa entre estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio, Técnico e, mais recentemente, Ensino Médio da Etec.

A educadora, que é também assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), envolve os alunos na busca de soluções para questões locais, como a criação de fertilizantes para a lavoura de café da região ou o uso de resíduos de couro em produtos úteis à sociedade, uma vez que Franca é um polo produtor de calçados.

Prêmios

Pelas pesquisas desenvolvidas ao longo da carreira, Joana já ganhou 72 prêmios nas áreas de Química e Sustentabilidade, como o Prêmio CRQ, promovido pelo Conselho Regional de Química, e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Em 2017, o projeto Pele artificial econômica, desenvolvido por alunos da Etec sob orientação dela, integrou a mostra temporária Inovanças – Criações à Brasileira, no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro.

Mais reconhecimento

Em janeiro, Joana também foi tema da reportagem “Brasileiras que mudaram a ciência” da revista Cláudia, da Editora Abril. Na publicação, ela é homenageada ao lado de quatro outras cientistas cujos trabalhos foram reconhecidos internacionalmente.

Do Centro Paula Souza