Professor do Centro Paula Souza dá dicas de estudos para vestibular das Fatecs

Além das 54 questões-teste, o vestibular das Fatecs pede uma redação aos candidatos

qui, 04/01/2018 - 9h09 | Do Portal do Governo

O vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) será realizado no dia 14, mas ainda dá para estudar mais um pouco e tentar fazer bonito na prova ou começar a preparação para tentar o processo seletivo no segundo semestre. O primeiro passo, segundo o professor e coordenador de projetos da Unidade do Ensino Superior de Graduação (CESU), Michel Mott, é escolher um local de estudos adequado, sem interrupções desnecessárias, ruídos ou distrações.

Outra dica importante: organizar o tempo. O ideal, afirma Mott, é dedicar de 3 a 5 horas diárias aos estudos. Ele diz que o candidato deve dominar conceitos gerais de História, Química, Matemática, Física, Geografia, Biologia e Português, mas deve se atualizar com o noticiário. “É importante acompanhar assuntos gerais, acompanhando notícias e acontecimentos”, recomenda.

A dica de ouro, segundo o professor, é dedicar mais tempo de estudo às disciplinas em que o candidato tem maior dificuldade e consultar colegas que têm domínio sobre o assunto ou participar de grupos de estudos. Para a redação, Mott sugere treinar os gêneros textuais narrativo e dissertativo, de modo a garantir um texto mais elaborado.

Estrutura

O Vestibular é composto por uma redação e 54 questões-teste, que têm pesos diferentes na pontuação, de acordo com o curso. As questões com peso dois são as de maior importância. As de peso um têm importância secundária, conforme detalhado na tabela do manual do candidato.

Dessas 54 questões, 40 são referentes aos assuntos do Ensino Médio; 9, sobre articulação de conhecimentos das disciplinas para solucionar situações-problemas; e 5, sobre raciocínio lógico. O conteúdo exigido na prova está detalhado no manual do candidato.

Uma forma de entender melhor como funciona o exame da Fatec é consultar os de processos seletivos anteriores. O site do Vestibular disponibiliza as provas com o gabarito, possibilitando ao candidato refazer os exercícios.

Dia D

O Vestibular será aplicado no dia 14, um domingo, a partir das 13 horas. No dia da prova é importante o candidato se programar para evitar atrasos, pois não será permitida a entrada após o horário. Os portões das unidades fecham pontualmente às 13 horas.

Serão cinco horas de duração para realizar a prova. A divulgação do gabarito será feita no mesmo dia, a partir das 18h30 pelo site e pelas redes sociais do CPS.

O local do exame será divulgado para o candidato a partir do dia 9, também pelo site.

Do Centro Paula Souza