Prodesp promove primeira maratona de programação para estimular a inovação

Hackathon faz parte da semana de inovação da Prodesp e tem o objetivo de estimular a criatividade e a liderança entre os funcionários

qui, 16/11/2017 - 16h39 | Do Portal do Governo

A Prodesp, empresa estadual de tecnologia da informação que faz a gestão do Programa Poupatempo, realizará entre dias 24, 25 e 26 de novembro a primeira maratona de programação destinada a estimular a busca de soluções inovadoras para a empresa.

O evento, denominado Hackathon – junção dos termos hack (programar de forma inovadora) e marathon (maratona), é aberto a profissionais da Prodesp e do Poupatempo das áreas de programação, design, desenvolvimento de produtos, entre outras. As equipes poderão ter de 2 a 4 participantes, sendo que um deles poderá ser um terceirizado (ATE).

O evento faz parte da semana de inovação da Prodesp e tem o objetivo de funcionar como um acelerador de ideias, estimulando a criatividade e a liderança entre os funcionários, de forma a tornar o trabalho mais flexível e interessante, como explica Gustavo Guedes Alberto, gerente de Qualidade e Inovação, da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas da Prodesp.

Além dos benefícios para a empresa, o Hackathon também desperta interesse dos participantes em se relacionar com profissionais de outras áreas da empresa, e participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico de programação da companhia, eleita a Melhor Empresa do segmento Indústria digital no ranking ‘Melhores & Maiores’ da revista Exame no ano passado.

Para organizar o evento, o Grupo de Inovação da Prodesp fez diversas reuniões com diferentes áreas da empresa e com o Hackathon Brasil, grupo formado por profissionais de várias áreas que trabalha para fomentar a inovação tecnológica e o empreendedorismo local, por meio de uma rede colaborativa entre empresas, universidades e órgãos públicos.

O primeiro Hackthon Prodesp tem como objetivo principal servir de instrumento de inovação e de criação de novos produtos, que possam contribuir, economizando dinheiro e tempo com pesquisas e desenvolvimento.

Além do Hackathon, a Gerência de Qualidade e Inovação está organizando também a Feira de Inovação Prodesp, para exposição de soluções inovadoras, troca de experiências e conhecimentos. O evento acontecerá no dia 23 de novembro, na praça principal na sede da Prodesp, em Taboão da Serra. Haverá palestras, workshops e apresentações de produtos. O acesso é aberto a todos os funcionários interessados em apresentar propostas de soluções inovadoras.

Os interessados podem se inscrever para participar de três formas: apresentando palestra com um tema relevante de Tecnologia da Informação; realizar oficina ou workshop ou exibir soluções em estandes. Os nomes dos projetos e responsáveis devem ser encaminhados à Gerência de Qualidade e Inovação, com descrição dos temas e pré-requisitos de infraestrutura necessários.

As inscrições já estão abertas no hotsite do evento.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 565 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br