Procon-SP recebeu mais de 5 mil queixas sobre telefonia móvel desde janeiro

Segundo o diretor executivo da Fundação, o maior problema ainda é a ineficiência do SAC das empresas

qua, 20/06/2012 - 17h29 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, atendeu 5.713 reclamações ou pedido de orientação sobre problemas com telefonia celular, de 1º de janeiro a 14 de junho. A empresa Claro lidera o ranking das empresas que mais geraram demanda, seguida pela TIM, OI, Vivo e Nextel.

1º – CLARO -1.984 queixas
2º – TIM – 1.385 queixas
3º – OI – 996 queixas
4º – VIVO – 842 queixas
5º – NEXTEL – 506 queixas

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o grande problema ainda é a ineficiência do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas. “Infelizmente este ainda é um gargalo não só no setor de telefonia. As empresas precisam investir mais no atendimento ao consumidor de forma efetiva, dando solução aos problemas de forma fácil e rápida”.

O diretor explica que, na fase preliminar do atendimento, quando o Procon-SP procura as empresas reclamadas, o índice de solução dos casos chega a 85%.

Os principais problemas registrados são cobrança indevida (como, por exemplo, a alteração de planos pré para pós-pago sem anuência do consumidor ou cobrança de pacote de dados ou serviços de entretenimento não solicitados, além da dificuldade de fazer o cancelamento); e serviços não fornecidos (funcionamento precário, falhas de conexão, inoperância ou queda de sinal frequente, além da velocidade dos serviços de internet abaixo da contratada).

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação. Informações no site www.procon.sp.gov.br.

Da Fundação Procon-SP