Procon-SP alerta consumidores sobre os pacotes de tarifas bancárias

A dica é verificar o tipo de serviços adequados para sua movimentação bancária e optar pelo que for mais vantajoso

sáb, 09/06/2012 - 9h20 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, pesquisou as tarifas bancárias praticadas por sete bancos privados e públicos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander, em 16 de maio de 2012 e comparou com dados levantados na mesma data em 2011.

O levantamento comparou a composição e o valor da mensalidade de cada pacote (de mesma nomenclatura) oferecido por cada instituição financeira, com base nas informações divulgadas nos sites dos bancos. Na análise não foi incluído o pacote padronizado exigido pelo Banco Central.

O estudo tem o objetivo de mostrar ao consumidor os diversos pacotes que as instituições financeiras colocam à disposição para o correntista. “A quantidade de pacotes é muito grande, com nomenclaturas e composição distintas, o que dificulta a comparação e a escolha que o consumidor deve fazer”, explica o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

A dica para o consumidor, segundo Paulo Arthur, é verificar o tipo de serviços adequados para sua movimentação bancária e optar pelo que for mais vantajoso.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação. Informações no site www.procon.sp.gov.br.

Da Fundação Procon-SP