Procon-SP alerta consumidor sobre empréstimo consignado

Entre os dias 11 e 14 de setembro, o Procon Móvel estará em dois terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

seg, 10/09/2012 - 17h17 | Do Portal do Governo

Na semana em que o Código de Defesa do Consumidor completa 22 anos, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove atividades que fazem parte da ação conjunta promovida pela Associação Brasileira dos Procons (ProconsBrasil), com participação de Procons estaduais, municipais e do Distrito Federal, para alertar o consumidor sobre os cuidados na obtenção de empréstimo consignado. Esse tipo de crédito é oferecido, em geral, a servidores públicos e aposentados, que tem as parcelas descontadas em folha de pagamento ou do benefício (pensão ou aposentadoria).

Segundo o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a opinião dos órgãos de defesa do consumidor de todo o país é unânime em considerar o empréstimo consignado, com destaque para a modalidade cartão de crédito, um dos graves problemas enfrentados atualmente pelo consumidor. “A falta de informações ao consumidor faz com que o contrato seja assinado sem que se perceba o real impacto futuro dessas contas e pode induzir, inclusive, ao superendividamento”, explica.

Alerta

Entre os dias 11 e 14 de setembro, das 10h às 16h, o Procon Móvel estará em dois terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), para alertar sobre os cuidados e riscos na obtenção do empréstimo e cartão de crédito consignado. Além da orientação ao consumidor, as equipes distribuirão material educativo sobre o tema. Veja aqui uma das cartilhas: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_emprestimo_cart%C3%A3o_consignado.pdf.

Locais:

– Terminal Metropolitano Jabaquara – Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira (entre as ruas dos Comerciários e Nelson Fernandes), Jabaquara, zona sul capital, ao lado do terminal rodoviário do Jabaquara, de onde partem ônibus para a Baixada Santista.

– Terminal Metropolitano São Mateus – Avenida Adélia Chohfi, 100, Jardim Vera Cruz, zona leste da capital.

Nesta terça-feira, 11, um especialista em defesa do consumidor do Procon-SP ministra a palestra “Crédito Consignado para o Consumidor da Melhor Idade”, das 10h às 12h30. O evento, que é aberto ao público e gratuito, será realizado no Espaço Jovem Consumidor, no Centro de Integração da Cidadania (CIC), à Rua Padre Virgílio Campello, 150, Encosta Norte, Itaim Paulista, zona leste da capital.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação. Saiba mais no site www.procon.sp.gov.br.

Da Fundação Procon-SP