Processo seletivo para o Acessa Escola acontece neste domingo

Estudantes aprovados estagiarão nas salas de informática do programa, por 4h diárias, em atendimento aos usuários

sáb, 19/05/2012 - 12h03 | Do Portal do Governo

Mais de 13.800 candidatos deverão participar do processo seletivo para o Programa de Estágio Acessa Escola neste domingo, dia 20 de maio, das 13h às 16h, em 98 municípios do Estado de São Paulo.

Segundo a Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), órgão ligado à Secretaria Estadual de Gestão Pública e gerenciadora do processo seletivo, as vagas são para alunos da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio da rede estadual. Os estudantes aprovados estagiarão nas salas de informática do programa, por 4h diárias, em atendimento aos usuários. Ao todo, 3.344 escolas do Ensino Médio participam do processo seletivo.

A prova terá 30 questões de múltipla escolha e duração de 3h. Com caráter classificatório, ou seja, não há reprovação, o teste irá avaliar o domínio dos candidatos em Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Informática. É importante que os estudantes pesquisem previamente o itinerário do local de prova, programem-se para chegar com antecedência, além de levarem o RG original, lápis preto, caneta azul e preta e borracha.

O gabarito será divulgado na segunda-feira, 21, a partir das 16h, e a classificação geral estará disponível no dia 5 de junho. Ambos poderão ser consultados por meio do site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br), na seção Estágio.

Os exames serão realizados em Adamantina, Americana, Andradina, Amparo, Apiaí, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Bauru, Bebedouro, Bertioga, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Caçapava, Caieiras, Campinas, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Carapicuíba, Catanduva, Cruzeiro, Diadema, Dracena, Fernandópolis, Franca, Franco da Rocha, Guapiara, Guaratinguetá, Guarulhos, Hortolândia, Ibitinga, Iguape, Indaiatuba, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itararé, Itú, Jaboticabal, Jacareí, Jaguariúna, Jales, Jaú, José Bonifácio, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Miracatu, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Monte Mor, Osasco, Ourinhos, Pereira Barreto, Piedade, Pindamonhangaba, Piracicaba, Piraju, Pirassununga, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Registro, Ribeirão Branco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, São Sebastião, São Vicente, Sertãozinho, Socorro, Sorocaba, Sumaré, Suzano, Taboão da Serra, Taquaritinga, Tatuí, Taubaté, Tupã, Vargem Grande Paulista, Votorantim e Votuporanga.

Programa de Estágio Acessa Escola

O Acessa Escola é um programa da Secretaria Estadual da Educação, criado em 2008. É um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado e consiste em transformar as salas de informática das escolas públicas em espaços de acesso livre à internet.

Não há número definido de vagas, uma vez que o processo seletivo tem como objetivo suprir a demanda de estágio existente no Estado ou formar um banco de reserva nas escolas participantes.

Os monitores recebem bolsa auxílio no valor de R$ 340 mensais. Além da remuneração, os estagiários contam também com auxílio transporte e capacitação na área de informática. O prazo do contrato é de seis a 12 meses, prorrogável pelo mesmo período uma única vez. Todos os estudantes são supervisionados por assistentes técnicos pedagógicos.

Da Secretaria de Gestão Pública