Pró-Sangue incentiva a doação de sangue antes do Carnaval

Fundação faz apelo para que a população doe sangue antes de cair na folia; estoques já estão em patamar crítico

qua, 12/02/2020 - 20h04 | Do Portal do Governo

O Carnaval é um período crítico para os hemocentros. Com a saída de inúmeras pessoas da cidade associada aos festejos momescos, a doação de sangue registra acentuada queda na coleta.

Diante dessa situação, a Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, se antecipa e dá início à sua tradicional campanha de convocação dos candidatos. A Fundação faz um apelo para que a população doe sangue antes de cair na folia. Até porque os estoques já estão em patamar crítico, sobretudo para os fatores do tipo O-, O+ e B-.

Para quem fizer adesão a essa campanha, a dica é conferir antes os pré-requisitos de doação que se encontram disponíveis no site da Pró-Sangue. Há situações pós-férias que podem se apresentar como impedimento temporário, a exemplo das viagens para certos países, estados ou cidades.

Já para quem decidir doar durante o feriado, é sempre bom consultar o horário dos postos. Vale reforçar que a Pró-Sangue atenderá durante o período carnavalesco, mas as unidades funcionarão em esquema de plantão, com turnos diferenciados. Segue abaixo a grade de atendimento do período:

Atendimento das unidades de coleta

Segunda-feira, 24 de fevereiro
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: a definir
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: das 8h às 16h30
Posto Osasco: das 8h às 16h30
Posto Stella Maris: das 8h às 16h

Terça-feira, 25 de fevereiro (feriado – Carnaval)
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Stella Maris: fechado

Quarta-feira, 26 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas)
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: a definir
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: das 13h às 16h30
Posto Osasco: das 13h às 16h30
Posto Stella Maris: das 8h às 16h

Serviço

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta, acesse www.prosangue.sp.gov.br ou ligue para o Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.

Fundação Pró-Sangue
Assessoria de Imprensa
(11) 4573-7695
imprensafps@prosangue.sp.gov.br