Pró-Sangue convoca doadores de todos os tipos sanguíneos

Responsável pelo abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública, a Fundação está com estoque em estado crítico, após queda de 30% das doações em janeiro

sex, 31/01/2014 - 12h46 | Do Portal do Governo

Janeiro é uma época complicada para a doação de sangue. Isso ocorre não só na Fundação Pró-Sangue, mas em todos os hemocentros do Brasil. Além das férias escolares e feriados, o mês é marcado pelas chuvas de verão, o que acaba afastando os doadores dos postos de coleta.

O estoque da Pró-Sangue está sentindo de forma intensa os efeitos da estação e já registra uma queda de 30%, o que é considerado um patamar crítico no que diz respeito aos padrões de normalidade.

Responsável pelo abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo, a Fundação, nesse momento, necessita de doadores de todos os tipos de sangue. Algumas ações como a convocação de doadores por telefone, e-mail e SMS foram tomadas. Mas o apoio da população é fundamental para a regularização do estoque.

Serviço

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

Mais informações no Alô Pró-Sangue (0800 55 0300), no Twitter ou no Facebook.

Da Fundação Pró-Sangue