Primeiro embarque do intercâmbio cultural do Centro Paula Souza será no dia 20

Na edição 2013 do programa, 510 alunos estudarão inglês durante quatro semanas nos Estados Unidos, Nova Zelândia ou Inglaterra

ter, 16/04/2013 - 20h03 | Do Portal do Governo

Para 225 estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que farão o curso de inglês de um mês nos Estados Unidos o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza já está bem próximo. O primeiro embarque da edição 2013 do programa acontecerá neste sábado, 20 de abril, quando 25 intercambistas irão para Chicago, Estados Unidos.

No dia 4 de maio três grupos de alunos vão para as cidades norte-americanas de Boston, Honolulu e São Francisco. Vinte e cinco intercambistas embarcarão para Chicago, em 18 de maio. Mais quatro grupos de 25 alunos viajarão em 1º de junho para Boston, Glendora, Ranchos Palos Verdes e São Francisco, também nos Estados Unidos.

Neste primeiro semestre, o Programa de Intercâmbio também levará 25 estudantes para a Inglaterra e 25 para a Nova Zelândia. Em breve, serão divulgadas as próximas datas de embarque. No segundo semestre, o programa vai contemplar mais 235 alunos de Etecs e Fatecs nos Estados Unidos.

Novidades

Nesta edição, o programa conta com novidades que beneficiam os alunos participantes, pais e a equipe do Centro Paula Souza, responsável pelo intercâmbio cultural.

As escolas que vão receber os intercambistas possuem infraestrutura e metodologia de ensino mais modernas e sofisticadas. Entre os estudantes dessas unidades apenas de 3% a 5% são brasileiros. A carga horária de estudos foi ampliada de 20 horas para 25 horas semanais.

Além das atividades extracurriculares das escolas, os intercambistas também terão direito a passeios para conhecer a cidade e visita a uma empresa da região. Para incentivar os alunos a conhecerem o local em que estão fazendo intercâmbio, será promovida uma gincana em que aqueles que fizerem visitas culturais serão reconhecidos.

“Acreditamos que a ampliação da carga horária de estudo e a visita a empresas possibilitarão que os alunos retornem com um nível de inglês mais avançado e com mais conhecimentos sobre o ambiente profissional”, afirma Simone Ramos, coordenadora do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza nas Fatecs.

Em cada cidade com intercambistas de Etecs e Fatecs, haverá um representante da Terramar Turismo e Eventos, empresa vencedora da licitação do intercâmbio cultural, exclusivamente para atender demandas do programa.

De acordo com Michel Franklin, coordenador do intercâmbio cultural do Centro Paula Souza nas Etecs, a comunicação é um diferencial importante neste ano. Por meio de um site, os pais dos alunos e os funcionários do Paula Souza responsáveis pelo programa poderão acompanhar de perto o intercâmbio. Esse sistema dará acesso aos cadastrados a documentos, cronograma de atividades, orientações, fotos e localização da escola e da casa em que o aluno estará hospedado.

Intercâmbio Cultural

Em 2013, 510 alunos estudarão inglês durante quatro semanas nos Estados Unidos, Nova Zelândia ou Inglaterra e 100 professores farão intercâmbio na Inglaterra ou Estados Unidos. Os 50 professores de inglês viajarão para Londres, Inglaterra, onde estudarão prática de ensino em língua inglesa. Os 50 docentes de áreas diversas farão o intercâmbio nos Estados Unidos. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 10,1 milhões.

Os participantes viajam com as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. A Terramar será responsável pela viagem e estadia dos estudantes, docentes e monitores.

O Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza é oferecido pelo terceiro ano consecutivo. Já foram contemplados pelo programa 1.000 alunos de Etecs e Fatecs, 150 professores de inglês e 50 docentes de áreas técnicas.

Para mais informações, entre em contato com o Fale Conosco do Intercâmbio 2013.

Veja relatos e fotos dos intercambistas no Tumblr.

Do Centro Paula Souza