Prevenção de quedas é tema de videoconferência do Iamspe nesta terça

Atividade faz parte da Semana Mundial de Prevenção de Quedas, Osteoporose e Fraturas em Idosos

seg, 25/06/2012 - 11h23 | Do Portal do Governo

A prevenção de quedas é o tema da videoconferência online que o Iamspe promove nesta terça-feira, 26 de junho, a partir das 11 horas, dentro da programação da Semana Mundial de Prevenção de Quedas, Osteoporose e Fraturas em Idosos.

Participarão da videoconferência o diretor do Serviço de Geriatria e Gerontologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maurício Ventura, e a fisioterapeuta ocupacional Tatiana Couto.

Aberta ao público em geral, a videoconferência pode ser acessada via computador pelo endereço http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/iamspe. O público também pode participar pelo e-mail prevenir@iamspe.sp.gov.br.

A Semana é organizada em conjunto com o Programa Prevenir, a Associação dos Voluntários do HSPE e as Capelanias Católica e Evangélica do Instituto.

Oficina de prevenção

Dentro da programação da Semana Mundial de Prevenção de Quedas, Osteoporose e Fraturas em Idosos, usuários do Iamspe participaram na quinta-feira, 21, de uma “Oficina de Riscos Ambientais e Comportamentais” no saguão do 1º andar do Prédio do Pronto-Socorro.

As fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Geriatria recriaram as situações de risco de queda dentro dos ambientes de uma casa, como fios e objetos espalhados pelo chão e cadeiras inadequadas. Os idosos também receberam orientação sobre escolha de calçados seguros, que não escorregam, e o passo a passo para se vestir com segurança (a pessoa deve se sentar e evitar apoiar o corpo em uma das pernas).

No ambiente da cozinha, nutricionistas orientaram idosos na escolha de alimentos ricos em cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose.

Outra parte do circuito simulava situações de risco na rua, como buracos e obstáculos e alertava para a travessia segura do pedestre.

Do Iamspe