Presidente Prudente recebe Caravana Jovem Aprendiz Paulista para pequenos negócios

Iniciativa apresentou a empreendedores vantagens de adesão ao programa na contratação de jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho

ter, 12/09/2023 - 16h56 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (12), o município de Presidente Prudente recebeu a Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa a mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes. O evento ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e contou com a presença da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso, do prefeito Ed Thomas, do presidente da Acipp, Raul Audi, do presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Márcio Shinomoto, dentre outras autoridades.

“Nosso grande compromisso com a sociedade é trazer esse jovem para uma ocupação, que será sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, sempre atrelada aos estudos. Só na região de Presidente Prudente são mais de 59 mil empresas aptas a contratarem aprendizes. Temos muita alegria de compartilhar esse programa, que é uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas, e apresentar aos micro e pequenos empresários os benefícios de adesão”, disse a secretária.

O Jovem Aprendiz Paulista é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Projetos Estratégicos que possibilita empresas classificadas como ME e EPP a contratarem aprendizes de 14 a 24 anos com capacitação técnica toda custeada pelo estado.

O secretário Guilherme Afif Domingos resume que a micro e pequena empresa é a verdadeira escola do trabalho, tanto que o setor representa 66% de todas as empresas abertas no estado de São Paulo, segundo dados da Jucesp. Além disso, de acordo com o Sebrae, em 2022, a cada 10 postos de trabalho gerados no Brasil, aproximadamente 8 foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que reforça a importância do segmento na economia.

Vantagens
O empresário que adere à iniciativa conta com uma série de benefícios, como recolhimento do FGTS menor (apenas 2%), sem custos com demissões e todo suporte no trâmite de contratação. Outro benefício é ter a possibilidade de contratar um aprendiz do próprio bairro onde seu negócio está instalado, facilitando no deslocamento e ampliando a conexão com a comunidade. Empresários e estudantes podem se inscrever no site jovemaprendiz.sp.gov.br.