Prêmio São Paulo de Literatura leva escritores finalistas ao interior do Estado

A proposta é possibilitar a aproximação entre leitores e autores, em bate-papos descontraídos sobre a literatura e o ofício da escrita

dom, 19/08/2012 - 14h55 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez desde que foi criado, o Prêmio São Paulo de Literatura promoverá eventos com os escritores finalistas em cidades do interior do Estado, em um roteiro que inclui os municípios de Presidente Prudente (29/8), Araraquara (3/9), São Carlos (4/9) e Lençóis Paulista (5/9). A proposta destes encontros é possibilitar a aproximação entre leitores e autores, em bate-papos descontraídos sobre a literatura e o ofício da escrita. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Confira no site oficial do Prêmio: www.premiosaopaulodeliteratura.org.br.

O Prêmio São Paulo de Literatura 2012 é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Trata-se do maior prêmio literário do Brasil em valor concedido aos vencedores – R$ 400 mil no total. As palestras com os escritores são uma forma de promover o estímulo à leitura. Além dos quatro encontros programados para o interior, outros três vão acontecer na Capital.

Para os encontros do interior, já confirmaram a participação os autores finalistas Luis Ruffato, Julián Fuks, Ana Mariano e Susana Fuentes. Ruffato concorre ao Prêmio na categoria Melhor Livro do Ano com seu romance Domingos sem Deus. Os outros três escritores estão listados na categoria Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, com os livros Atado de ervas (Ana Mariano), Luzia (Susana Fuentes) e Procura do Romance (Julián Fuks – citado como um dos 20 melhores escritores jovens brasileiros pela revista britânica Granta, lançada este ano).

As palestras acontecem sempre à noite, das 19h às 21h, em bibliotecas públicas ou espaços culturais. Confira a programação completa abaixo.

Sobre o Prêmio

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2008 como uma ação de estímulo à criação literária e incentivo à leitura, o Prêmio São Paulo de Literatura está em sua quinta edição. Entre 209 livros inscritos em 2012, 20 foram selecionados por um júri inicial como finalistas, sendo 10 em cada categoria: Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante. Os vencedores serão conhecidos no dia 24/9 em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa. Confira a lista completa de finalistas em www.premiosaopaulodeliteratura.org.br.

Programação:

Presidente Prudente
com o escritor Julián Fuks
29/8 (quarta-feira) – 19h às 21h
Centro Cultural Matarazzo – Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes

Araraquara
com os escritores Luiz Ruffato e Ana Mariano
3/9 (segunda-feira) – 19h às 21h
Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade – Rua Carlos Gomes, 1729, Centro

São Carlos
com os escritores Luiz Ruffato e Ana Mariano
4/9 (terça-feira) – 19h às 21h
Anfiteatro Bento Prado Júnior – Paço Municipal – Rua Episcopal, 1575

Lençóis Paulista
com os escritores Ana Mariano, Luiz Ruffato e Susana Fuentes
5/9 (quarta-feira) – 19h às 21h
Espaço Cultural Cidade do Livro – Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 284, Centro

Evento Gratuito. Requer inscrição prévia.

Informações: www.premiosaopaulodeliteratura.org.br – (11) 3155-5444

Da Secretaria da Cultura