Prêmio Disque Denúncia homenageia policiais que se destacaram

Governador destacou a solução de crimes durante a nona edição da premiação

qua, 13/11/2013 - 17h13 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin destacou nesta quarta-feira, 13, os resultados gerados após 13 anos de Disque Denúncia, que contribuíram para a redução dos índices de criminalidade e violência em São Paulo. “Disque Denúncia, esses três algarismos, 181, que mais de 1 milhão de pessoas discaram e nos ajudaram a elucidar crimes, salvar vidas, resolver sequestros, aprisionar armas, tráfico de drogas, pegar fugitivos e prender criminosos”, ressaltou o governador.

Um dos exemplos contemplados na 9ª edição do Prêmio Disque Denúncia foi uma denúncia anônima, recebida pelo telefone 181, que levou policiais ao local onde se escondiam três suspeitos de matar e atear fogo em uma dentista, em abril deste ano. O trio foi preso e o crime, que ganhou repercussão nacional pela brutalidade, foi solucionado em dois dias com a ajuda do serviço.

O prêmio destacou ainda a solução de um latrocínio na zona sul da capital, a descoberta de um bingo clandestino na zona leste e o resgate de uma adolescente mantida em cárcere privado em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A premiação reconheceu publicamente o trabalho dos Policiais Civis e Militares que mais se destacaram no cumprimento do dever, solucionando crimes com base em informações passadas ao Disque Denúncia (181).

As unidades policiais premiadas anualmente são escolhidas de acordo com a quantidade e importância dos casos resolvidos no período de 12 meses.

Foram premiados 6 batalhões da Polícia Militar e 6 delegacias da Polícia Civil, além de duas equipes de cada polícia na categoria Destaque, pela solução de crimes que representaram grande desafio para as autoridades.

Houve ainda a entrega de prêmio de menção honrosa para integrantes do Disque Denúncia a Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e para unidades do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML), indicadas pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica.

Disque Denúncia

O serviço do Disque Denúncia (181) é uma parceria da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo com o Instituto São Paulo Contra a Violência. Conta com o trabalho de profissionais civis, contratados pelo instituto, e policiais civis e militares destacados para analisar as informações recebidas.

Os atendentes são treinados para receber denúncias que podem ser objeto de investigação, como tráfico de entorpecentes, jogos de azar, violência doméstica e sexual. O anonimato de quem denuncia e o sigilo absoluto das informações recebidas são garantidos.

Em 13 anos de atividade, o Disque Denúncia (181) já recebeu mais de 1,5 milhão de denúncias, apresentando resultados que contribuíram para a redução dos índices de criminalidade e violência em São Paulo. Entre os números registrados no período estão 221 casos de sequestros solucionados, 28.614 prisões e 1.298 casos de maus tratos de crianças e idosos.

Os números detalhados podem ser obtidos no site do instituto.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685