Prêmio de Combate à Fome e à Desnutrição tem inscrições abertas

Promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP), Prêmio Josué de Castro recebe inscrições até 24 de setembro

qua, 22/08/2012 - 9h08 | Do Portal do Governo

Estão abertas, até 24 de setembro, as inscrições para o Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP), órgão do governo paulista que tem como objetivo garantir o direito ao alimento e à nutrição. O prêmio será entregue aos vencedores em 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, como parte de uma série de atividades realizadas na mesma semana.

O prêmio tem por finalidade incentivar pesquisas e programas para a promoção da alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional. A escolha dos vencedores será pautada pelo estímulo à participação social, melhoria de qualidade de vida, efeito multiplicador e pelas formas de aplicação e execução do trabalho apresentado.

Serão duas categorias: a melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas do Estado e o melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos municipais ou estaduais de São Paulo. Podem participar universidades e instituições públicas ou privadas, bem como órgãos públicos municipais e estaduais de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.consea.sp.gov.br/premio, onde se encontra o edital com todas as regras e outras informações de interesse. A premiação, instituída pela lei n° 12.045, de 21 de setembro de 2005, será concedida anualmente. Os vencedores recebem uma salva de prata (primeiro colocado) e um certificado de reconhecimento do Governo do Estado (segundo e terceiro lugares).

O prêmio homenageia Josué de Castro, médico e sociólogo, que estudou e detalhou as causas da fome no Brasil, motivo pelo qual se tornou um importante cientista das questões sociais e nutricionais. Castro escreveu diversos livros. No mais famoso deles, Geografia da Fome (1965), mapeou e pontuou as causas históricas da desnutrição do povo brasileiro. Pioneiro no estudo, afirmou que os principais motivos da fome no país não são resultado dos fenômenos naturais, mas de políticas econômicas e sociais ineficientes.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento