Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina dia 4

Postos Poupatempo da Grande São Paulo são opções para atendimento

sex, 28/11/2014 - 9h09 | Do Portal do Governo

Quem não compareceu para votar no primeiro turno das eleições deste ano tem até o próximo dia 4 de dezembro para justificar a ausência nos postos do Tribunal Regional Eleitoral de todo o Estado.

Na capital paulista e Grande São Paulo, as unidades do Poupatempo de Itaquera, Lapa, Santo Amaro, Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo são opções para quem precisa realizar atendimentos relacionados à Justiça Eleitoral.

O eleitor que não compareceu ao pleito precisa justificar a ausência até a data indicada – 60 dias após cada turno. Caso contrário, deverá pagar multa em qualquer cartório eleitoral. Para justificar, é preciso comparecer ao cartório eleitoral ou enviar requerimento de justificativa ao juiz eleitoral de sua zona de votação, anexando documentos que comprovem a impossibilidade do voto, como, por exemplo, bilhete de passagem e atestado médico.

Pessoas com mais de 70 anos e menores de 18 não precisam justificar, uma vez que o voto é facultativo. Outras informações sobre assuntos relacionados à Justiça Eleitoral em São Paulo estão disponíveis no site do TRE-SP.

Para obter endereços e horários de atendimento do Poupatempo, acesse o site www.poupatempo.sp.gov.br ou ligue para o Disque Poupatempo, no 0800 772 36 33 – ligação gratuita.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 417 milhões de atendimentos.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi no ano de 2013, o índice de satisfação do Programa Poupatempo no Estado obteve 99% de aprovação dos usuários.

Do Poupatempo